CIDADE
Procon Serra orienta sobre as compras na black friday
Procon Serra alerta para cuidados que os consumidores devem tomar durante as compras.
Em 05/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A diretora do Procon Serra lembra, ainda, da importância de conhecer a política de trocas do estabelecimento, porque as lojas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentem vício ou defeito.
No próximo dia 29 de novembro acontece a Black Friday, data em que lojas e empresas de serviços oferecem descontos especiais. Como nas demais épocas que movimentam o comércio, existe a possibilidade de ocorrer problemas nas compras. Por isso, o Procon Serra alerta para os cuidados que os consumidores devem tomar durante as compras.
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Um dos problemas mais comuns é a publicidade enganosa ou abusiva, explica a diretora do Procon Serra, Janaína Ferreira. Ela destaca que a principal forma do consumidor se prevenir é prestando atenção à veracidade das promoções.
“É preciso desconfiar de ofertas irreais, com descontos exagerados. Por isso é preciso olhar o anúncio com atenção e em caso de dúvidas, até entrar em contato com o vendedor”, explica Janaína.
Outra orientação é que os consumidores façam o acompanhamento dos preços no período anterior às promoções, diminuindo, assim, a possibilidade de serem vítimas de publicidades enganosas.
A diretora do Procon Serra lembra, ainda, da importância de conhecer a política de trocas do estabelecimento, porque as lojas não são obrigadas a trocar produtos que não apresentem vício ou defeito.
As orientações valem também para os comerciantes. Neste caso, elas acontecem por meio de visitas das equipes de fiscalização do Procon Serra, que estão orientando os comerciantes a respeito da importância de obedecer o Código de Defesa do Consumidor.
Além disso, o Procon Serra está orientando os comerciantes a respeito do cumprimento da lei estadual 11.377/2021, que obriga os estabelecimentos comerciais com produtos em promoção a anunciarem junto ao preço o valor das mercadorias praticado antes da vigência da promoção.
Caso aconteça algum problema, o órgão de defesa do consumidor pode ser acionado pelos telefones 3252-7242/7243/7295/7298 e (27) 98128-8533. O atendimento acontece das 8 às 17 horas, no Pró-Cidadão, localizado na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº 5.416, Portal de Jacaraípe. (Secom/PMS)
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