CIDADE
Procon Viana orienta consumidores contra golpes nas férias
Procon Viana preparou dicas que orienta consumidores contra golpes no período de férias
Em 03/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A principal dica é planejar o destino e o orçamento da viagem com antecedência para não tomar decisões “em cima da hora”.
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Janeiro chegou e com ele o período de férias mais aguardado pelas famílias, que se preparam para colocar o pé na estrada e aproveitar os dias de descanso. Para que tudo ocorra bem, o Procon de Viana preparou uma série de dicas para os consumidores ficarem atentos a determinadas situações.
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A principal dica é planejar o destino e o orçamento da viagem com antecedência para não tomar decisões “em cima da hora”. Além disso, o consumidor precisa se atentar ao alugar um imóvel para temporada, contratar um pacote de viagem ou passagens de avião e ônibus.
A primeira providência recomendada por Patrícia Chagas, gerente de Proteção e Defesa do Consumidor de Viana, é o planejamento financeiro, computando gastos com combustível, preço dos passeios, alimentação e até mesmo o valor das passagens e hospedagem em hotéis.
“O que permite controlar seus gastos na viagem é o planejamento. Não deixe a empolgação passar por cima da organização, para curtir suas férias tranquilamente”, ressalta Patrícia.
Diante de qualquer problema relacionado ao consumo durante as férias, a gerente do Procon Viana orienta os consumidores sobre as medidas a serem tomadas.
“Caso não consiga resolver o conflito com o estabelecimento, é importante procurar o Procon para registrar uma reclamação. Estamos empenhados em garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que suas demandas sejam atendidas de maneira justa e eficiente”, ressaltou.
Bagagem Extraviada
Em casos de bagagem extraviada em viagens de ônibus ou avião, é importante guardar os comprovantes de despacho e compra da passagem para registrar a reclamação e calcular a indenização. No transporte de ônibus, a empresa é responsável pela bagagem e deve entregá-la em até sete dias. Caso a bagagem não seja encontrada, a empresa deve indenizar o passageiro.
Nas viagens aéreas, a empresa tem 21 dias para localizar a bagagem, cabendo indenização quando a mesma não é encontrada.
Pacotes de Turismo
Antes de contratar um pacote de turismo, é essencial pesquisar sobre a empresa, verificar o contrato e o roteiro da viagem para garantir que todas as informações estejam claras. Se surgirem problemas, o consumidor deve tentar, primeiramente, resolver diretamente com a empresa, mas se não for possível, é indicado abrir uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.
Hospedagem
Ao reservar hospedagens é recomendável entrar em contato com o estabelecimento para esclarecer quaisquer dúvidas e garantir que suas necessidades sejam atendidas. Caso enfrente problemas durante a estadia, como acomodações inadequadas, serviços insatisfatórios ou questões de segurança, é importante comunicar imediatamente a administração do local. Outra dica importante é verificar as avaliações de outros consumidores.
Aluguel por Temporada
Antes de realizar a reserva de um aluguel por temporada, é aconselhável ler atentamente todas as informações fornecidas no anúncio, incluindo detalhes sobre as instalações, regras da propriedade e políticas de cancelamento. Se surgirem problemas após a chegada, como discrepâncias em relação ao que foi prometido no anúncio, o primeiro passo é entrar em contato diretamente com o anfitrião para tentar resolver a situação.
Cruzeiros Marítimos
Ao enfrentar problemas com cruzeiros, é necessário obter informações claras sobre o contrato, itinerário, serviços e políticas de cancelamento. As empresas de cruzeiro são responsáveis pela segurança dos passageiros e devem oferecer assistência, acomodação ou reembolso, conforme necessário.
Locação de veículos
Na locação de veículos, os consumidores têm direito a receber informações claras sobre as condições do contrato, tarifas, seguro, prazos, condições de devolução e restrições. Em caso de problemas no carro, os consumidores têm direito a assistência e reparação, de acordo com o contrato e a legislação aplicável. (Secom/PMViana)
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