ECONOMIA CAPIXABA
Procon Vitória registra alta de preços nos supermercados
O Feijão (81,78%); óleo de soja (78,32%), arroz (65,05%) e carne bovina (46,05%), lideram.
Em 28/01/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A mais nova pesquisa do Procon Vitória aponta que alguns produtos de primeira necessidade tiveram uma alta considerável nos supermercados da capital numa comparação com o mesmo período do ano passado. Os campeões do ranking são: feijão (81,78%); óleo de soja (78,32%), arroz (65,05%), esponja de aço (61,82%) e carne bovina (46,05%).
Em fevereiro de 2020, era possível comprar o feijão (tipo 1 – preto – 1 kg) por R$4,39, agora, o mesmo produto é vendido por R$7,98. No caso do arroz (tipo 1 – Bianco – pacote 5 kg), no ano passado, subiu de R$ 11,99 para R$ 19,79. O óleo de soja (900 ml) passou de R$ 3,69 para R$ 6,58.
A pesquisa do Procon Vitória revela, ainda, que, pelo segundo mês consecutivo, o macarrão (massa com ovos - espaguete – 500 g) apresentou a maior variação (82,07%) de um supermercado para outro: de R$ 3,29 a R$ 5,99.
Gastos
O levantamento do Procon Vitória teve uma triste constatação: as famílias estão gastando mais para levar para casa a mesma quantidade de itens em comparação ao mesmo período do ano passado. Veja aqui.
Em fevereiro de 2020, para levar os 18 itens da lista de produtos de primeira necessidade, o consumidor pagava R$ 118,93, o que representava um gasto de 11,38% do salário-mínimo (R$ 1.045,00). Este ano, apesar do aumento da remuneração básica (R$ 1.100,00), as famílias estão pagando R$ 142,87, comprometendo 12,99% da renda.
A equipe de pesquisas do Procon Vitória constatou ainda que, neste mês, os cinco itens com maior variação são os mesmos encontrados no levantamento anterior. A esponja de aço puxa a lista (8 unid. – 60 g), custando de R$ 1,78 a R$ 2,99, o que dá uma diferença de valor na casa dos 67,98%.
O leite (integral UHT Tipo A CX – 1L), por exemplo, teve variação de 66,89%, com o mesmo produto sendo vendido de R$2,99 até R$4,99.
Atenção
A gerente do Procon Vitória, Denize Izaita, salientou que os consumidores devem ficar atentos a essa variação e optar por estabelecimentos que apresentam a melhor oferta de preço.
“É imprescindível que as famílias lancem mão da pesquisa e busquem o melhor preço no mercado”. (Com/Secom/PMV)