CIDADE

Procon Vitória divulga ranking das empresas mais reclamadas

Empresas de telefonia e as instituições bancárias aparecem com mais reclamações

Em 13/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira?PMV

O Procon Vitória divulgou o ranking das empresas mais reclamadas pelos consumidores no ano de 2019. O cadastro abrange as demandas registradas como reclamação e que, após análise técnica pelos órgãos públicos de defesa do consumidor, foram consideradas fundamentadas.

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas apresenta um ranking de fornecedores que podem ser identificados por seus nomes fantasia, razão social e respectivos números de Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou de Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), bem como por outros indicadores, quando disponíveis.

O cadastro indica, ainda, se os processos administrativos formulados a partir de reclamações dos consumidores foram ou não atendidas pelos fornecedores.

Ranking

De acordo com a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, as empresas de telefonia e as instituições bancárias são os segmentos com maior número de reclamações durante todo o ano de 2019.

"A divulgação do ranking das empresas mais reclamadas é mais uma informação que damos aos consumidores como forma de proteção na hora de ir às compras. Nossa dica é, antes de assinar um contrato ou finalizar uma compra, consultar a lista e ver a situação daquela empresa, além de buscar saber como ela se comporta diante do Código de Defesa do Consumidor(CDC)".

Apesar dos números, o documento aponta para um cenário de queda na quantidade de reclamações dos consumidores, mas de aumento no índice de resolutividade no primeiro atendimento no Procon Vitória. Em 2017, foram contabilizadas 740, contra 528 em 2018. No ano de 2019, foram registradas 531.

CDC

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, ressalta que o Procon Vitória, órgão vinculado à Semcid, tem ampliado sua atuação para assegurar e garantir o cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

"Estamos sistematicamente realizando pesquisas comparativas de preços, que são uma referência para o consumidor ir às compras com maior poder de negociação e evitar o superendividamento. Estamos promovendo ações educativas voltadas para crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas, dando-lhes informações e orientações para garantir o exercício da cidadania plena, além das fiscalizações”, disse Toledo. (Com informações da Prefeitura de Vitória)