CIDADE

Procon Vitória faz cerco contra aumento abusivo de preços

Desde o último dia 19, já foram registradas quase 100 reclamações de consumidores.

Em 24/03/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Imagem divulgação/PMV

O Procon Vitória está de plantão para recebimento de denúncias e reclamações relacionadas ao coronavírus.   pelos canais 156 e aplicativo ProconVitória. As principais são o aumento nos preços do álcool gel e de máscaras de proteção e nos valores de produtos de supermercado.

A equipe de fiscalização do Procon Vitória, até o momento, já visitou 37 estabelecimentos. O grupo está fiscalizando também qual a forma de comercialização da máscara de proteção, da luva e do álcool gel e se a quantidade para venda está sendo fracionada, a fim de permitir que todos tenham acesso aos produtos.

A gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza, disse que equipes atuam em regime de plantão para garantir o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e amenizar os efeitos negativos dessa pandemia. A iniciativa faz parte da "Operação Protege Vitória".

Ela explicou ainda que a pandemia não pode ser usada como justificativa para elevação do preço desses produtos. Herica pede que o consumidor denuncie caso constate a cobrança de preços abusivos por parte dos estabelecimentos. As denúncias devem ser feita via 156 ou APP Procon Vitória.

MAIS NOTÍCIAS DE VITÓRIA

Procon Vitória alerta para novas regras dos bancos

O Procon Vitória informa aos consumidores as decisões da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre a prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes (pessoas físicas e micro e pequenas empresas) para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

A medida está valendo para os cinco maiores bancos associados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander.

Com isso, os clientes devem entrar em contato com seu banco e expor seu caso para saber as condições para prorrogar a dívida por até 60 dias. A medida vale para os contratos que estejam em vigência e com pagamentos em dia. 

O Procon Vitória alerta ainda que a prorrogação do vencimento não inclui os boletos de consumo geral - água, luz, telefone e tributos - porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos.

Os consumidores também não precisam ir presencialmente à agência bancária. "O cliente deve ligar para seu gerente e usar os canais eletrônicos para entrar em contato com seu banco", orienta a gerente do Procon Vitória, Herica Correa Souza.

Prorrogação

Ela ressaltou que a prorrogação de dívidas não é automática. "O cliente deve procurar o banco para renegociar o prazo, que poderá ser estendido por até 60 dias. Por enquanto, essas medidas valem para Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander. Essas medidas são válidas para todos os contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco. Mas não se estendem às dívidas no cartão de crédito e cheque especial", alerta a gerente do Procon Vitória.

Relações de consumo

O secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Bruno Toledo, destaca a dificuldade do momento pelo qual a sociedade está passando. "Vencê-lo só será possível com respeito e solidariedade. O Procon Vitória está atuando desde o primeiro momento e, assim, continuará para que tais princípios possam se fazer presentes nas relações de consumo. Estamos de plantão para intervir se houver abusos por parte dos fornecedores", ressaltou.

Canais de atendimento dos bancos

Para ter agilidade e eficiência na utilização dos canais de atendimento do seu banco, confira o que cada um faz e como utilizá-lo.

Internet banking e Apps bancários - realizam quase todas as operações bancárias de onde você estiver.
Verifique com o seu banco qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços disponibilizados pelo Internet Banking e APPs.

Redes Sociais - Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram são alguns exemplos das mídias usadas para levar informação e manter o cliente conectado com a instituição.

Caixas Eletrônicos – Além dos caixas próprios de seu banco, a rede Banco 24 Horas atende com as mesmas vantagens e facilidades e não cobram tarifas adicionais para realização de operações bancárias.

Canais telefônicos

Centrais de autoatendimento – deve ser utilizado para realizar serviços transacionais:
- Saldos e extratos
- Pagamentos, resgates, transferências e demais transações
- Informações e dúvidas  (Com informações da Prefeitura de Vitória)