CIDADE
Procon Vitória vai monitorar lojas virtuais para Black friday
Celulares estão entre os produtos que serão monitorados pela equipe de fiscalização.
Em 10/09/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A pouco mais de dois meses da próxima edição da Black Friday, o Procon Vitória vai fazer um monitoramento semanal de preços de diversos produtos de olho no comportamento dos principais sites e portais de vendas do País.
No dia do maior evento de e-commerce do Brasil (29 de novembro), o Procon Vitória vai fazer um plantão “tira-dúvidas”, dar orientações e realizar fiscalização para coibir fraudes e infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
O Procon Vitória vai utilizar como recurso o histórico de preço das principais lojas virtuais, nas quais serão acompanhados os preços de mais de dez itens.
O monitoramento vai se concentrar nas lojas virtuais e nos marketplaces mais acessados e apontados como principais locais de busca por ofertas pelos consumidores: Mercado Livre, Americanas, Submarino, Shoptime, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Ponto Frio, Sephora, Ricardo Eletro, Saraiva, Zoom, Shop2gether e Buscapé.
Produtos
Equipes do Procon Vitória vão acompanhar os preços de celulares, TV´s, notebooks, tablets, geladeiras, câmeras fotográficas e cabines de jogos.
Em 2018, durante a Black Friday, 27% dos consumidores foram em busca de laptops, PC´s e TV´s; roupas (24%); aparelhos domésticos (15%); brinquedos (15%); cartões de presente (11%) e viagens (8%).
Munida desses dados e com o histórico de reclamações de descumprimento da oferta e “golpes virtuais”, a gerente do Procon, Herica Correa Souza, apela para que os consumidores adotem uma nova postura antes de apertar a tecla "finalizar compra".
"Os consumidores precisam se preparar para aproveitar as oportunidades, evitando o superendividamento, e realizar compras de forma sustentável, equilibrada e responsável. O primeiro passo é listar, desde já, os itens que necessitam, evitando as compras por impulso. Depois, fazer o acompanhamento do preço para que, no dia da Black Friday, tenham certeza de que estão adquirindo o produto com desconto real", enfatiza Herica.
Cuidados
Ela alerta ainda para os cuidados básicos para evitar as fraudes. A primeira dica é pesquisar em, pelo menos, três sites para ter a certeza de que o valor não pertence à famosa “black fraude”.
O próximo passo é verificar se o site é seguro, vendo se a loja virtual possui o “cadeado de segurança”, o que atesta sistema de proteção. "As tentativas de fraudes também são comuns na época da Black Friday. Os cibercriminosos simulam sites conhecidos para roubar dados e lesar o consumidor", avisa a gerente.
Notificações
Herica acrescentou que o órgão vai notificar as empresas que forem flagradas simulando promoções. Essa medida já está valendo para a Semana do Brasil - um evento nos moldes da Black Friday -, criado recentemente pelo Governo Federal para aquecer as vendas de setembro, considerando que, historicamente, neste mês o consumo tende a ser menor em vários segmentos de mercado.
Dicas do Procon Vitória
-
Adote a pesquisa também para as compras em lojas físicas. Exija nota fiscal, o cumprimento da oferta e não esqueça de perguntar sobre a política de troca.
-
Consumidor tem direito de arrependimento de 7 dias para as compras virtuais.
-
Fique atento para verificação de segurança do site/loja virtual. Certifique-se de que esta navegando em um site confiável.
-
Previna-se contra as ofertas mirabolantes. Então, antes de se encantar por aquele produto com preço “imperdível”, averigue onde está a oferta e se é de fato uma loja séria.
LEIA TAMBÉM
Vitória do Bem: ações de voluntariado na comemoração do aniversário da cidade
A Rede Vitória do Bem quer envolver crianças, adultos e idosos de toda a cidade em uma programação especial, que vai do dia 21 ao dia 28 deste mês.
É a Semana do Bem, um conjunto de ações voltadas para o meio ambiente, saúde, assistência e também lazer e convivência familiar e comunitária em diferentes pontos da cidade, envolvendo entidades, movimentos e voluntários da rede.
As ações integram a programação de aniversário de Vitória e o objetivo é promover o voluntariado para uma cidade mais feliz e mais humana. Veja a programação e participe!
Dia 21 (sábado)
Dia Mundial da Limpeza 2019
Limpeza das praias da Ilha do Frade: ação de educação ambiental e de conservação do meio ambiente
Das 8h às 12h, na Ilha do Frade. Encontro na pracinha do bairro.
Parceria: Instituto O Canal e Associação de Moradores da Ilha do Frade
Dia 22 (domingo)
Dia da Beleza da Terceira Idade
Oficinas de beleza e saúde, atividades de lazer e de recreação: ação de convivência comunitária e familiar
Das 8h às 12h, na Praça Estela Coimbra, em Santo Antônio
Parceria: Instituto Formiguinhas Multiplicadoras, Instituto Gênesis, Joca, Associação de Moradores de Santo Antônio
Dia 23 (segunda-feira)
Tarde do Voluntariado para servidores da Casa do Cidadão
Às 14h, apresentação da Rede Vitória do Bem
Às 15h, oficina de Bonecas Vida, com Rogéria Aguiar
Na Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2544, em Itararé)
Parceria: Adra, Rogéria Aguiar
Dia 24 (terça-feira)
Certificação dos Voluntários da Defesa Civil
Às 19h, no auditório da Prefeitura de Vitória
Parceria: Defesa Civil de Vitória
Dia 25 (quarta-feira)
Voluntariado para lideranças comunitárias
Apresentação da Rede Vitória do Bem para moradores e líderes comunitários de Vitória
Às 19h, no auditório do Tancredão (Rua Rosilda Falcão dos Anjos, 150, Mario Cypreste, próximo à Rodoviária)
Dia 26 (quinta-feira)
Moeda Viva – Ação voltada para pessoas em situação de rua
Oferecimento de almoço e serviços, como corte de cabelos
Das 9h às 12h, na Igreja Batista da Praia do Suá
Parceria: Igreja Batista da Praia do Suá, Girassóis Solidários
Dia 27 (sexta-feira)
Tarde do Voluntariado para servidores do Ciac
Às 14h, apresentação da Rede Vitória do Bem
Às 15h, oficina de Bonecas Vida, com Rogéria Aguiar
No Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Rua Vitório Nunes da Motta, 220, térreo, Enseada do Suá
Parceria: Movimento Sou Diferente, Rogéria Aguiar
Dia 28 (sábado)
Venha fazer o Bem
Atividades corporais (Dança Circular, Lian Kun, Biodança, Ioga etc); oficinas de plantas medicinais, de bonecas de crochê (Boneca Vida), pintura para crianças e educação ambiental; doação de órgãos e de medula óssea
Das 8h às 12h, No Horto Municipal de Maruípe
Parceria: Formiguinhas Multiplicadoras, Grupo Girassóis Solidários, Central de Transplantes e Hemoes
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL