ECONOMIA CAPIXABA
Procura por serviços cresceu 132% no Espírito Santo em agosto
Levantamento é baseado nos mais de 500 tipos de serviços que são oferecidos.
Em 17/09/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Apesar da crise ter afetado diversos setores, o aumento na demanda por serviços pôde ser percebido desde maio, tanto no Brasil, quanto no Espírito Santo.
Segundo uma pesquisa feita pelo GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, houve um aumento de 132% na demanda por serviços no estado do Espírito Santo em agosto em comparação com mesmo período do ano anterior. Tal crescimento na procura reflete o comportamento do consumidor em meio a flexibilização da quarentena e o crescimento da plataforma. O levantamento é baseado nos mais de 500 tipos de serviços que são oferecidos no aplicativo pelos mais de 1,7 milhão de profissionais cadastrados.
Apesar da crise ter afetado diversos setores, o aumento na demanda por serviços pôde ser percebido desde maio, tanto no país quanto no estado. Em maio, o crescimento da procura no Espírito Santo chegou a crescer 106%; em junho, teve o pico de 179%; e em julho, 144%. Para Eduardo L'Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, "a crise antecipou a digitalização do mercado de serviços. Já que de forma segura, as pessoas têm online opções de serviços, assim como elas já têm para entrega de comida e de produtos". Além disso, ao passarem mais tempo em casa, as pessoas começaram a usar mais os eletrodomésticos e veem melhorias que podem ser feitas em casa.
Mais solicitados
Tais melhorias foram a prioridade de muitos capixabas, já que a demanda por serviços de reformas e reparos - como pedreiro, mudanças e carretos e montador de móveis - aumentou 161% em agosto em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Com tal crescimento, essa é a categoria mais demandada no estado. Em segundo lugar há a procura por profissionais de assistência técnica, que teve um acréscimo de 124% no mês passado em comparação com agosto de 2019 e traz destaque para os eletrodomésticos e eletrônicos em geral, como por exemplo, televisão, celular e geladeira. Em terceiro, há a busca por serviços domésticos, que subiu 97% levando em consideração o mesmo período e inclui serviços como diarista, adestrador de cães e motorista.
"Reformas e Reparos".
A pesquisa identificou, ainda, que em toda a região sudeste o aumento na demanda foi de 67% em agosto, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com um comportamento semelhante a demanda capixaba, a categoria mais procurada na região foi a de "Reformas e Reparos".
Para evitar que os profissionais cadastrados no app e os consumidores corram riscos de contraírem ou transmitirem o novo coronavírus, o GetNinjas realizou uma campanha interna para auxiliar e orientar todos os prestadores de serviço cadastrados no aplicativo à tomarem as devidas medidas de segurança e prevenção, nos serviços essenciais que precisam ser feitos presencialmente. (Por Luana Lopes - Fala Criativa)