ECONOMIA CAPIXABA

Produção animal cresce no Espírito Santo no 1º tri de 2025

O relatório de Produção Animal do ES revela um cenário de avanço na pecuária capixaba.

Em 18/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

Na comparação com o 1º trimestre de 2024, houve crescimento no abate de aves, bovinos e suínos.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Um balanço completo dos setores de abate de animais, produção de leite e ovos no 1º trimestre de 2025 acaba de ser divulgado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O relatório de Produção Animal do Espírito Santo, elaborado pela Gerência de Dados e Análises (GDN/Seag), revela um cenário de avanço nos principais indicadores da pecuária capixaba.

>> Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025

“O desempenho positivo da produção animal nesse início de ano reforça o dinamismo do agronegócio capixaba. Tivemos alta no volume de carcaças de aves e de bovinos, além de um crescimento de mais de 12% na produção de ovos. Esses resultados são fruto da dedicação dos produtores, do trabalho da indústria e da atuação técnica do Governo. A pecuária continua sendo um motor importante para a geração de renda, emprego e segurança alimentar no Espírito Santo”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO ANIMAL DO ESPÍRITO SANTO 

Abate de animais

Na comparação com o 1º trimestre de 2024, houve crescimento no abate de aves, bovinos e suínos. O volume total das carcaças de frango cresceu 8,0%, passando de 32.662 toneladas para 35.271 toneladas. Foram abatidas cerca de 14,2 milhões de aves, mantendo o Espírito Santo como o 11º maior produtor nacional, com 1% de participação.

O abate de bovinos teve um aumento de 6,5% no peso das carcaças, saltando de 18.324 toneladas para 19.514 toneladas. O número de cabeças abatidas foi de 78,8 mil, colocando o Estado na 18ª posição nacional.

A suinocultura também apresentou leve crescimento, de 0,6%. Foram 7.611 toneladas de carcaças, provenientes do abate de 79,3 mil suínos. O Espírito Santo ocupa a 9ª colocação no ranking nacional.

Produção de ovos

A produção de ovos se destacou como o segmento de maior crescimento. O aumento foi de 12,3% no período, saltando de 86 milhões de dúzias para 96,6 milhões de dúzias. O Espírito Santo permanece como o 4º maior produtor nacional, com participação de 8% no total do país. O plantel de galinhas poedeiras chegou a 16 milhões de aves.

Leite

A captação de leite pelas indústrias foi o único setor que apresentou queda. Foram captados 62,5 milhões de litros, redução de 5,2% em relação aos 65,9 milhões registrados no 1º trimestre de 2024. Apesar da retração, o Espírito Santo manteve a 14ª posição nacional, representando 1% da produção brasileira. (As informações são da Seag) 

Leia também:

Agro capixaba mantém estabilidade nas exportações em 2025
Vila Velha inaugura 1º posto marítimo de combustíveis do ES
Cresce número de empregos formais gerados no setor de saúde
Espírito Santo criou 8.553 empregos formais no mês de abril
Microcrédito impulsiona mulheres no empreendedorismo
Dia dos Namorados deve gerar R$ 70,43 milhões em vendas
Importados lideram impostos nos presentes do Dia dos Namorados

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET