ECONOMIA NACIONAL
Produção de óleo e gás da Petrobras supera 1 milhão de barris por dia no pré-sal.
Marca de 1,12 milhão de barris de óleo equivalente por dia foi atingida no dia 15 de setembro.
Em 19/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Petrobras bateu recorde histórico na produção de óleo e gás natural no mês passado, com a marca de 1,12 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed) em 15 de setembro. No mês passado, a produção de óleo e gás natural operada pela Petrobras na camada pré-sal se manteve sempre acima de 1 milhão de barris de óleo equivalente por dia, com produção média de 1,028 milhão de boed.
Também em 15 de setembro foi batido novo recorde diário de produção exclusivamente de petróleo operada no pré-sal, com 901 mil barris por dia (bpd). Ao longo do mês de setembro, a produção média de óleo operada no pré-sal foi de 828 mil bpd.
Produção de óleo e gás natural em setembro
A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras, no Brasil e no exterior, em setembro, foi de 2,72 milhões de boed, frente a 2,88 milhões boed registrados em agosto, o que já tinha sido o recorde histórico de produção da companhia.
A produção de óleo no Brasil até setembro atinge média de 2,13 milhões de barris de petróleo por dia (bpd). No mês de setembro, a produção de petróleo foi de 2,06 milhões de bpd. A redução de 6,7% em relação à produção de agosto (2,21 milhões de bpd) ocorreu, principalmente, devido a paradas programadas de grandes plataformas, com destaque à parada da plataforma P-52, para manutenção.
A produção própria de gás natural, excluído o volume liquefeito, foi de 75,0 milhões de m³/dia em setembro, resultado 2,8% inferior ao alcançado no mês anterior (77,2 milhões de m³/dia).
Com isto, a produção própria de petróleo e gás da Petrobras no Brasil em setembro foi de 2,53 milhões de boed, 6% abaixo do volume produzido em agosto (2,69 milhões de boed).
Produção de óleo e gás no exterior
No exterior foram produzidos, no mês de setembro, 188 mil boed, 1,5% abaixo dos 192 mil boed produzidos no mês anterior. A queda ocorreu, principalmente, no campo de Akpo, localizado na Nigéria, em decorrência das operações de limpeza realizadas no gasoduto de exportação, e do vencimento da concessão de parte do Bloco de Jaguel de los Machos, na província de La Pampa, na Argentina.
A produção média somente de petróleo em setembro foi de 97 mil bpd, 4,4% abaixo dos 101 mil bpd no mês anterior.
A produção média de gás natural no exterior foi de 15,5 milhões m³/d, 0,3% acima da produção de agosto, que foi de 15,4 milhões m³/d.
Fonte: Petrobras