AGRICULTURA

Produtoras rurais participam de curso de qualidade do café

12 mulheres tiveram um dia de imersão por meio do curso de qualidade do café, em Alegre.

Em 04/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

A programação contou com uma abordagem sobre aspectos de cafés de qualidade e especiais, como identificar diferentes defeitos e como corrigir esses defeitos nos processos de colheita, secagem e armazenamento. 


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Nesta semana, doze mulheres tiveram um dia de imersão por meio do curso de qualidade do café, no município de Alegre. O evento faz parte do plano de ações do projeto “Mulheres do Café”, coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Secretaria da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

>> Monitoramento vai atestar sustentabilidade de produtos

As produtoras de café estiveram no Assentamento Floresta para o aprendizado. O curso foi conduzido pela extensionista do Incaper e coordenadora do projeto, Patrícia da Matta e contou com apoio dos extensionistas Jean Gomes de Moraes, do Escritório Local de São José do Calçado e Ricardo Eugênio do município de Alegre.

A programação contou com uma abordagem sobre aspectos de cafés de qualidade e especiais, como identificar diferentes defeitos e como corrigir esses defeitos nos processos de colheita, secagem e armazenamento. Os diferentes perfis de cafés especiais, podem ser identificados, por exemplo, na prova de triangulação – quando se tem três amostras de café, sendo duas idênticas e uma diferente, e a aluna deve identificá-la. Também houve o exercício de classificação física dos grãos de café e percentual de cata, fatores que interferem na qualidade dos grãos.

O projeto segue caminhando pelo Estado. “Para o município de Alegre, o próximo curso será de poda de café conilon e uma excursão para o município de Muqui. Para esse mês, temos agendado cursos de torra em Jaguaré e ainda o retorno em Muqui para uma reunião”, detalha a coordenadora do Mulheres do Café, a extensionista Patrícia da Matta.

Mulheres do Café

No último dia 26 de setembro, mulheres produtoras rurais de Dores do Rio Preto receberam a visita do projeto Mulheres do Café. Na ocasião, o curso aplicado foi voltado para métodos de preparo do café. O projeto ainda realizou ações, no mês passado, no município de São José do Calçado, com o I Dia de Campo para Mulheres do Café, com a participação de produtoras de todo o Estado. (As informações são do Incaper) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Monitoramento vai atestar sustentabilidade de produtos
ES registra crescimento na produção de leite, tilápia e mel
Como fica a agricultura capixaba com a situação hídrica no ES
Projeto de extensão cria jardins de mel na região do Caparaó
Produtores de Nova Venécia vencem concurso de café
Governo do Estado realiza a entrega de Selo Arte na RuralTur
Último mês para se inscrever no 3º Prêmio de Cafés Especiais
Inscrições para concurso da Qualidade do Café até sexta (6)

TAGS:
PRODUTORAS | ALEGRE | CURSO | QUALIDADE | CAFÉ