ECONOMIA NACIONAL
Proex vai financiar pré-embarque de exportações brasileiras
As empresas exportadoras poderão financiar as vendas até seis meses antes do embarque.
Em 27/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Criado em 2001, o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) apoia as exportações brasileiras de bens e serviços por meio da promoção de financiamento em condições equivalentes às praticadas no mercado internacional.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
As empresas exportadoras brasileiras poderão financiar as vendas para o exterior até seis meses antes do embarque. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (26), a ampliação do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) para permitir o financiamento pré-embarque.
Atualmente, o financiamento ocorre na fase pós-embarque, com o crédito só sendo liberado após a comprovação do embarque das mercadorias ou do faturamento dos serviços. Com a nova medida, o desembolso poderá ocorrer até 180 dias antes da exportação, que deverá ser comprovado em até 15 dias da data prevista no cronograma aprovado. Nesse caso, o financiamento começará no momento do desembolso, e não no da exportação.
Em nota, o Ministério da Fazenda informou que esse tipo de financiamento ajudará empresas com acesso restrito a outras fontes de crédito antes do embarque. As exportações cobertas por outros financiamentos (pré ou pós-embarque) ou com adiantamentos recebidos pelo exportador não poderão receber o financiamento pré-embarque do Proex.
Quando não houver comprovação de que a exportação ocorreu até a data prevista, quando os bens ou serviços exportados não forem fabricados ou prestados pelo exportador, ou quando o exportador não apresentar os documentos exigidos, ou falseá-los, o financiamento será suspenso, e o exportador deverá reembolsar os valores corrigidos à União. Caso a descaracterização das operações seja superior a 15% de seu montante total, o exportador ficará impedido de contratar com o Proex por cinco anos.
Segundo o Ministério da Fazenda, o financiamento pré-embarque não aumenta as despesas do Tesouro Nacional. Isso porque os recursos sairão dos valores já previstos no Orçamento Geral da União para o Proex Financiamento.
Criado em 2001, o Proex apoia as exportações brasileiras de bens e serviços por meio da promoção de financiamento em condições equivalentes às praticadas no mercado internacional. (Por Wellton Máximo – da Agência Brasil)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Prévia da inflação oficial fica em 0,39% no mês de junho
> Tesouro Direto destinará R$ 5,2 mi a startups com foco social
> Consumo de eletricidade do país aumenta 7,3% no 1º tri
> Mercado eleva previsão da inflação de 3,96% para 3,98%
> Portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito começa
> Intenção de consumo das famílias cresce pelo terceiro mês
> Em 2023, população brasileira ocupada passou de 100 milhões
> Governo define regras rígidas para distribuidoras de energia
TAGS: EXPORTAÇÕES | FINANCIAMENTO | PROEX | EMBARQUE