EDUCAÇÃO

Professora de Vitória conquista "Prêmio Educador Nota 10"

O prêmio é o Oscar da educação pois reconhece iniciativas de educadores de todo o país.

Em 09/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto Divulgação/PMV

Priscilla Castro dos Santos, professora da rede municipal de ensino de Vitória, é a vencedora do "Prêmio Educador Nota 10".


Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram

A educação é a luz que guia o caminho das futuras gerações, e é graças a educadores comprometidos como a professora Priscilla Castro dos Santos que esse caminho se torna ainda mais brilhante. Priscilla, que leciona no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília Meirelles, em Monte Belo, conquistou um feito notável ao ser uma das vencedoras do "Prêmio Educador Nota 10", no eixo Direitos Humanos. Este prêmio, muitas vezes comparado ao "Oscar" da educação, reconhece o esforço, a dedicação e a inovação de professores que impactam positivamente a vida de seus alunos.

A professora Priscilla, que conta ser apaixonada pela educação desde jovem, dedica-se integralmente ao ensino infantil há mais de uma década. Com seu compromisso inabalável em transmitir conhecimento e valores fundamentais às crianças, ela tornou-se um modelo inspirador para colegas de profissão, pais e, acima de tudo, para seus pequenos alunos.

"Desde pequena sempre brinquei de ser professora, é uma paixão que faz parte da minha infância. Não tinha nenhum familiar próximo que foi uma inspiração. Sempre foi uma vontade subjetiva mesmo, sem explicação. Tentei vestibular na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e passei de primeira em pedagogia, onde tudo começou", contou.

Além disso, a educadora revela que um dos motivos que a inspirou a querer fazer a diferença enquanto educadora foi a trajetória de sua avó, que tinha um olhar carinhoso para a educação.

"Minha avó sempre me dizia que a educação era o maior presente que alguém poderia dar a outra pessoa. Ela mesma enfrentou muitas dificuldades para ter acesso à educação em sua juventude, e isso a marcou profundamente. Desde então, eu sabia que queria ser professora e fazer a diferença na vida das crianças, assim como minha avó fez na minha", disse.

Priscilla também destacou a importância de ensinar valores como empatia, respeito e inclusão desde cedo:

"É maravilhoso ver como as crianças absorvem esses conceitos e os colocam em prática em suas vidas diárias. Eles nos surpreendem todos os dias com sua capacidade de compreender e abraçar a diversidade. Além disso, ela destaca que as crianças podem promover uma sociedade mais justa e acolhedora no futuro. "Acredito que ensinar aos nossos pequenos sobre os direitos e responsabilidades de cada indivíduo é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária".

Ela contou um pouco mais sobre o projeto "Mini-história: um olhar poético do cotidiano das crianças com autismo", desenvolvido com as crianças do Cmei localizado em Vitória, no bairro Monte Belo.

"O projeto tem como propósito promover o respeito à diversidade e a inclusão. O objetivo é sensibilizar o olhar dos profissionais e da comunidade escolar para enxergarem a criança e sua infância antes do diagnóstico. A mini-história traz um recorte do cotidiano vivido pelas crianças que poderiam passar despercebidos se não tivesse o olhar sensível e pesquisador do professor que deseja conhecer mais sobre essa criança, como ela aprende, constrói conhecimentos, interage, brinca, dando sentido ao mundo ao seu redor. Com as minhas crianças da turma regular que sou professora referência, trago essas belezas do cotidiano, das suas experiências, respeitando o universo da educação infantil".

Para a Secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, a vitória da professora Priscilla no "Prêmio Educador Nota 10" é motivo de orgulho para toda a rede municipal de ensino.

"Priscilla exemplifica o melhor que nossa educação tem a oferecer. Estou orgulhosa demais por ver nossa professora receber esse reconhecimento nacional. Priscilla desenvolveu um trabalho lindo com as mini-histórias, reconhecendo a criança antes de enxergar sua condição de público-alvo da educação especial. Priscilla tem muito a contar ao mundo sobre um olhar sensível e poético no trabalho cotidiano com crianças autistas", destacou.

A vitória da Professora Priscilla Castro dos Santos no "Prêmio Educador Nota 10" é um testemunho do impacto positivo que os educadores podem ter na vida de seus alunos e na sociedade como um todo. Sua dedicação incansável e compromisso com a aprendizagem integral das crianças continuam a inspirar e transformar vidas, iluminando o caminho para um futuro mais justo e igualitário.

Prêmio Educador Nota 10

A premiação é considerada o Oscar da educação pois reconhece iniciativas de educadores de todo o país. Os projetos inscritos e selecionados para a 25ª edição do prêmio passaram por uma análise com base em diversos critérios, como: evidência de aprendizagem comprovada por análise do material encaminhado, flexibilidade em outros contextos educacionais, não exigindo condições físicas, materiais ou regionais exclusivas e especiais, equidade e inclusão, entre outros.

O resultado foi anunciado na última sexta-feira (06), pela TV Band, parceira de mídia do Prêmio. Foram três vencedores por categoria. Sendo assim, no dia 24 de outubro os nove vencedores vão se reunir em São Paulo para o comitê de avaliação. Na ocasião será definido primeiro, segundo e terceiro lugar. Já no dia 25, ocorrerá a premiação, no Teatro B32, Pinheiros, onde será anunciada a decisão do júri e divulgado o nome do Educador do Ano.

A novidade da edição de 2023 é o seu alinhamento com a Agenda Global 2030 das Nações Unidas, que engloba 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para combater a pobreza, assegurar direitos, promover e combater mudanças climáticas. Em consonância com esses valores, as temáticas da 25ª edição do Prêmio foram categorizadas em três eixos: Direitos Humanos, Inovação e Tecnologia e Sustentabilidade.

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Inscrições abertas do Enem para privados de liberdade
Saiba o que pode eliminar o candidato nas provas do Enem
CMJ da Serra abre inscrições para curso de informática
Projeto de Lei que reajusta salário do Magistério vai à ALES
Qualificar ES oferta 24 mil vagas para os cursos on-line
Escola de Cariacica promove projeto ‘Leitura Inclusiva’
Sedu promove aulões preparatórios para o Enem 2023
Professores fazem formação sobre cartografia escolar
PMV: Alunos se divertem em oficina sobre compostagem

TAGS:
PRÊMIO | PROFESSORA | VITÓRIA | EDUCAÇÃO | NOTA 10