EDUCAÇÃO
Professores da rede municipal de ensino de Vitoria estão aprendendo italiano.
Um termo de compromisso assinado entre a Seme e a Alcies já colocou em funcionamento ...
Em 16/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
"Cominciamo a parlare italiano". Ou, em tradução livre em português, "começamos a falar italiano". Na Prefeitura de Vitória, o estudo da língua de grande parte nossos avós já é uma realidade para o magistério.
Um termo de compromisso assinado entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e a Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo (Alcies) já colocou em funcionamento a primeira turma de italiano da rede municipal de ensino. E, em virtude da grande procura, novas turmas serão abertas no segundo semestre.
Inicialmente, foram ofertadas 15 bolsas para professores, mas “a expectativa é avançar para implantar o estudo da língua italiana no futuro Centro de Línguas e como disciplina eletiva nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emefti) e, ainda, identificar territórios e regiões da capital que tem estudantes interessados em aprender italiano”, disse a secretária Municipal de Educação, Adriana Sperandio.
O objetivo da parceria é difundir e promover a língua e a cultura italianas no Espírito Santo, visto que o estado possui em sua composição um enorme contingente de emigrantes e descendentes de italianos (cerca de 70% das famílias capixabas são descendentes de italianos – é a maior colônia italiana da América Latina), muitos dos quais já possuem cidadania italiana e mantém contato seja comercial ou pessoal com a Itália.
“Passados 135 anos do início da colonização e, estando na quinta geração de descendentes, muito já se perdeu. Portanto, neste momento, torna-se imprescindível investir no resgate da língua, para que a comunidade possa preservar suas raízes e manter viva a ligação com o país de origem”, comentou Vanda Andreoli, presidente da Alcies.
“O governo italiano realiza este tipo de investimento porque tem interesse que o idioma seja conhecido e difundido como a língua da cultura e do trabalho. No Espírito Santo, isto é intrínseco, portanto o estudo do italiano não é conectado apenas com a memória e cultura do povo, mas também com relação ao comércio”, pontuou o diretor do Departamento de Educação do Consulado Geral da Itália no Brasil, Augusto Bellon.
De acordo com ele, houve tentativas de estabelecer a mesma parceria em outros municípios. “É muito difícil encontrar prefeituras com disposição para promover esse tipo de atividade. Em Vitória, encontramos não só as portas abertas, mas também muita boa vontade e ânimo para fazer as coisas acontecerem. Fiquei surpreendido ao receber a notícia de que já temos uma turma em curso”, comentou Bellon.
Formato
O objetivo do termo de compromisso é estabelecer a colaboração mútua entre a Prefeitura de Vitória e a Associação de Língua e Cultura Italiana do Espírito Santo (Alcies), visando proporcionar a difusão e promoção da língua e cultura italianas no Espírito Santo, por meio da concessão de bolsas de estudo para os professores da rede municipal de ensino de Vitória.
À Alcies cabe ofertar 100 horas de curso divididas em dois semestres; escolher e remunerar o professor; ofertar livro didático e materiais de apoio; disponibilizar espaço físico para o desenvolvimento das aulas; ofertar apoio pedagógico aos cursistas; realizar avaliação contínua envolvendo as quatro habilidades (leitura, escrita, auditiva e oral); e certificar os cursistas.
Já as atribuições da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), é divulgar o projeto ao público-alvo, realizar a pré-inscrição dos professores interessados e comunicar a Alcies os nomes dos professores interessados.
Fonte:PMV