EDUCAÇÃO
Professores de geografia recebem capacitação com IBGE
IBGE participou da formação dos professores de geografia da rede de ensino de Vila Velha.
Em 24/08/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foi apresentado aos professores os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que traz dados de monitoramento do Ministério da Saúde e também foi abordado o Censo Demográfico.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participou, na última semana no auditório do Titanic, da formação mensal dos professores de geografia da rede de ensino de Vila Velha.
Foi apresentado aos professores os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que traz dados de monitoramento do Ministério da Saúde e também foi abordado o Censo Demográfico, com pontos sobre as metodologias e técnicas utilizadas na pesquisa.
O formador de geografia José Augusto Tononi Junior, da gerência de Formação Continuada da Secretaria de Educação, explicou que o momento prepara o professor e dá suporte para suas aulas:
“Nós precisamos estar antenados e esta formação dá subsídio para várias práticas educacionais dentro de sala de aula. As informações passadas pelo IBGE dão suporte e auxiliam quando for falar de demografia, imigração e sobre nosso município”, explicou.
Além disso, com o Censo 2022 acontecendo, a curiosidade dos alunos está aguçada.
“Os estudantes perguntam e querem entender como é feita uma pesquisa a nível nacional. Eles têm curiosidade em saber como se chega aos números, qual o método, como se delimita a base territorial, como eles escolhem quem vão visitar, por exemplo. E nós, como professores de geografia, precisamos saber todas essas informações”, complementou José Augusto.
A professora Mariana Bravin, da UMEF Thelmo Torres, participou da formação e contou que o momento com o IBGE foi esclarecedor para entender o contexto atual com os dados do PeNSE e também para aprender como é feito o censo demográfico:
“Foi interessante aprender como a base cartográfica é preparada para o censo demográfico. É uma organização criteriosa e necessária para o funcionamento da pesquisa. Para o professor de Geografia, foi um excelente conhecimento para embasar as aulas de demografia e urbanização”, contou. (Semcom/PMVV)
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