EDUCAÇÃO

Professores de universidades e instituições encerram greve

Professores de universidades e institutos de educação e governo chegaram a um acordo

Em 24/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o fim da greve se inicia nesta segunda-feira (24), devendo se consolidar plenamente até 3 de julho.


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

Professores de universidades e de institutos federais de educação e governo federal chegaram a um acordo, encerrando a greve iniciada há cerca de 60 dias. O termo de acordo foi fechado no nesse domingo (23) e será assinado na quarta-feira (26).

>> Ação em escolas de Viana recolhe mais de 15kg de plásticos

Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), o fim da greve se inicia nesta segunda-feira (24), devendo se consolidar plenamente até 3 de julho.

“Reunido em Brasília neste fim de semana, o Comando Nacional de Greve informa que, finalizada a sistematização dos resultados deliberados nas assembleias da base nos estados entre os dias 17 e 21 de junho, a categoria docente definiu pela assinatura do termo de acordo apresentado pelo governo, a ser realizada em 26 de junho, bem como pela saída unificada da greve a partir de tal data, até 3 de julho”, informou, em nota, o Andes.

Avanços

Em comunicado, a entidade diz que, apesar de as propostas apresentadas pelo governo não atenderem “adequadamente ao conteúdo de nossas justas demandas”, o movimento será encerrado. No entanto, acrescenta, os termos “refletem avanços que só foram possíveis graças à força do movimento paredista. Para além do que já conquistamos, nos últimos retornos que tivemos do governo federal, a conjuntura aponta para os limites desse processo negocial”.

O Andes acrescentou que a greve “alcançou seu limite e que estamos no momento de seguir a luta por outras frentes”, acrescentou.

A proposta apresentada pelo governo - acatada pelo Comando Nacional de Greve - foi a de reajuste zero em 2024, devido às limitações orçamentárias. Para compensar, foi oferecida uma elevação do reajuste linear, até 2026, de 9,2% para 12,8%, sendo 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.(Por Pedro Peduzzi/Agência Brasil) 

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Ação em escolas de Viana recolhe mais de 15kg de plásticos
Aracruz oferece cursos gratuitos do Programa Qualifica ES
Alunos do QualificaVIx e Futuro Brilhante receberão certificados
Senado aprova proposta de reformulação do ensino médio
Cursos de qualificação estão com inscrições abertas na Serra
Governo ES oferece mais de mil vagas em cursos técnicos
Cmei em Bairro de Fátima faz cadastro de reserva de vagas
Não havia motivo para greve nas universidades, diz ministro
Docentes universitários em greve avaliam proposta do governo
Quem se inscreveu no Enem tem até quarta para pagar taxa

TAGS:
PROFESSORES | UNIVERSIDADES | INSTITUIÇÕES | GREVE | ENCERRAM