CIDADE

Professores de Vila Velha fazem visita bilíngue à Museu Vale

Toda a comunicação na visita foi feita nas duas línguas, tanto português quanto inglês.

Em 25/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgaçao - Semcom/PMVV

Para aprimorar os conhecimentos e trabalhar com novas metodologias de ensino, professores da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha participaram de uma visita bilíngue ao Museu Vale, em Argolas, na quarta-feira (24).

Toda a comunicação na visita foi feita nas duas línguas, tanto português quanto inglês. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Formação Continuada.

“O encontro formativo foi muito elogiado pelos professores participantes. O trabalho abrirá ações futuras com os discentes”, afirmou a coordenadora do Setor de Formação Continua, Sônia Maria Dias.

MAIS NOTÍCIAS

Dia Nacional da Mulher Negra é marcado por homenagens e debates

Centenas de mulheres fizeram questão de se reunir no auditório do Titanic, no Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha. Participaram do “Julho das Pretas”, uma ação para celebra a luta, a resistência e a busca por identidade e empoderamento da mulher negra.

Foto: Fabricio Lima - Semcom/PMVV

O evento ocorreu nesta quinta-feira (25), Dia Nacional da Mulher Negra. Um dos destaques foi o lançamento do programa “Vila Velha Afroempreendedora”, que incentivará a criação de novas opções renda e empreendimento.

O programa é desenvolvido com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec). A ação foi realizada pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Municipal de Governo e Coordenação Institucional (Semgov), em parceria com a Frente Parlamentar de Igualdade Racial.

A vereadora de Vila Velha Patricia Crizanto destacou a importância do evento para a cidade canela-verde e principalmente para as mulheres negras. “Uma grande felicidade de ver a grande quantidade de pessoas presentes nesse dia, que é um momento muito importante. É um momento de fazer valer a nossa voz”, disse a vereadora.

A vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, falou da necessidade do apoio das políticas públicas para um olhar diferenciado para as causas da mulher negra. Ela lembrou de discriminações sofridas no passado. “Sempre mantive a autoestima e me fortaleci. Era camelô no Centro de Vitória e foi lá que me motivei a mostrar quem eu sou hoje”, afirmou Jaqueline.

Durante o evento, a poetisa Thais de Oliveira, do coletivo Poesia Marginal, declamou uma poesia que demonstra o preconceito existente no dia a dia contra a mulher negra. Além do Poesia Marginal, representantes do Movimento Negro Unificado, do Museu Capixaba do Negro, e do jornal Palavra de Mulher – primeiro jornal da mulher negra do Estado – estiveram presentes.

A solenidade ainda contou com a presença de Saturnino de Freitas Mauro, da Semgov; Dona Arlete, vereadora de Vila Velha; Yara Marina da Silva, conselheira do CEPIR e Ialorixá; Meryciane Silva, conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Vila Velha; Edinéia Conceição de Oliveira, do GEPIR, entre outros representantes de secretarias municipais e estaduais.

CONTINUE LENDO

“TV Mural Saúde” inicia transmissão sobre vida saudável nas unidades

A Prefeitura de Vila Velha lançou oficialmente, nesta quinta-feira (25), o projeto “TV Mural Saúde” na rede de unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O novo canal de comunicação em circuito interno instalado nas recepções de atendimento permite que pacientes tenham acesso a dicas de vida saudável, além de informações sobre fatores de riscos, sintomas, medidas de prevenção e campanhas sanitárias.

O evento de inauguração do serviço ocorreu, na manhã desta quinta-feira, na Unidade Saúde da Família de Barra do Jucu, com a presença de usuários, lideranças comunitárias e servidores municipais.

A secretária municipal de Saúde interina, a médica Gleide Caroni, em seu pronunciamento, destacou que “a qualidade da comunicação em saúde está relacionada a maior conscientização dos riscos e motivação para a mudança de comportamentos e sua propagação é uma responsabilidade dos agentes públicos”.

O subsecretário de Comunicação Social da Prefeitura de Vila Velha, jornalista Alvarito Mendes Filho, enfatizou que “uma das atribuições da Comunicação Social é justamente levar a informação ao público, nesse caso, sobre a saúde. Temos até a ideia de colocar os vídeos da TV Mural Saúde no portal da Prefeitura também para facilitar essa comunicação”.

A subsecretária de Turismo, Neymara Carvalho, que é moradora Barra do Jucu, elogiou a iniciativa salientando que é “mais uma oportunidade para a população se informar sobre cuidados com a saúde e adotar hábitos de vida saudável”.

Tripé de comunicação

Segundo a editora do “TV Mural Saúde”, a acadêmica em Jornalismo Carol Poleze, o projeto está disponível em todas as unidades de saúde do município, prontos atendimentos e centros de especialidades.

Foto: Gilberto Vieira - Semcom/PMVV

“Os usuários do SUS serão informados sobre prevenção de doenças infectocontagiosas e campanhas municipais de promoção à saúde”, pontuou, acrescentando que, além da TV, a Semsa divulga notícias e informações didáticas pelo portal da PMVV e pelo canal “Rádio Saúde”.

Com respaldo de profissionais de referência na área de saúde e depoimentos de personagens reais, a grade de programação da “TV Mural Saúde” tem linguagem acessível e custo praticamente zero para a gestão.
A “TV Mural” é um serviço concebido pela Comunicação da Prefeitura e veicula também em circuito interno as ações de diversos setores da gestão municipal em dois pontos fixos na sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha, em Coqueiral de Itaparica.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL