EDUCAÇÃO

Professores fazem formação sobre cartografia escolar

Professores de geografia, em Nova Venécia fazem uma formação sobre cartografia escolar

Em 03/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Secom/PMNV

Como metodologia ativa, foi apresentado o site Field Papers, o qual permite imprimir um mapa de uma determinada área, desenhar sobre ele, adicionar observações e depois abri-lo num editor para digitalizá-lo.

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última quinta-feira (28), realizou o 6º encontro de formação continuada em serviço para os professores de geografia da rede. A capacitação ocorreu no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia – LAPEG – do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Nova Venécia, e foi conduzida pelo professor da Instituição, Hedeone Heidmam da Silva.

Com o tema Práticas de ensino de Geografia: possibilidades e vivências – Cartografia Escolar -, Hedeone desenvolveu, com os professores da rede, muitas reflexões sobre o assunto.

>> PMV: Alunos se divertem em oficina sobre compostagem

“A cartografia é um área da geografia indissociável e complementar à geografia, tornando seu estudo e aprofundamento extremamente relevantes. Interpretar mapas faz do estudante um leitor crítico”, disse.

O formador e os cursistas debateram ainda sobre a alfabetização cartográfica ter a capacidade de realizar ligações entre a teoria e a prática apresentada por meio dos mapas, enfatizando o estudo da localização, que tem sido exigida cada vez mais para locomoção, tanto no espaço habitual do indivíduo, quanto para o conhecimento de lugares ainda desconhecidos, além do letramento cartográfico , que representa a compreensão do espaço, não somente para se localizar, mas trazendo a competência de realizar a leitura de materiais cartográficos pelos seus símbolos e, assim, ter a capacidade  de captar as informações.

Como metodologia ativa, foi apresentado o site Field Papers, o qual permite imprimir um mapa de uma determinada área, desenhar sobre ele, adicionar observações e depois abri-lo num editor para digitalizá-lo. Segundo um dos docentes, a ferramenta digital pode contribuir para uma aula com mais protagonismo dos estudantes, na busca pelo próprio conhecimento sobre cartografia, aproximando-o de sua realidade. (Secom/PMNV)

Leia também:

PMV: Alunos se divertem em oficina sobre compostagem
Novos polos esportivos são criados para atender moradores
O que você precisa saber para fazer o Enem 2023
Vitória: Educação promove evento sobre inclusão no TEA
"Escolas Conectadas" leva internet a 816 instituições no E
Nova Venécia é destaque da Avaliação de Fluência Leitora
Escolas ampliam conexão à internet após a pandemia
Serra abre as inscrições para cursos profissionalizantes
Escolas particulares terão um reajuste médio de 9% em 2024
MEC quer regulamentar lei do ensino profissional com rapidez

TAGS:
PROFESSORES | GEOGRAFIA | NOVA VENÉCIA | FORMAÇÃO | CARTOGRAFIA