TEMAS GERAIS

Profissionais capixabas vão às urnas eleger novo presidente do Crea-ES

Serão 31 pontos de votação em todo o estado.

Em 18/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os profissionais da área tecnológica, entre eles engenheiros, agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos, têm encontro marcado com as urnas no dia 19 de novembro. É quando serão realizadas as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua, a segunda maior do País, para escolha dos novos representantes do setor que irão responder pelas demandas e interesses do segmento nos próximos três anos.

No Brasil, mais de 750 mil pessoas vão eleger o novo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e dos 27 Conselhos Regionais (Creas), além dos diretores gerais e administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais (Mútua). No Espírito Santo, dos 32 mil profissionais registrados, 23 mil estão aptos a votar.

O Crea capixaba irá disponibilizar urnas em trinta e um pontos estratégicos espalhados pelo Estado, previamente escolhidos pelos profissionais. A votação ocorrerá das 9h às 19 horas.

Dois candidatos disputarão a cadeira de presidente do Crea-ES, o Engenheiro Agrônomo Helder Carnielli, que tenta a reeleição, e o Engenheiro de Minas Antônio Gomes.

Estão aptos a votar os profissionais registrados no Crea-ES em dia com suas anuidades. É necessário apenas apresentar documento oficial com foto. Cada eleitor tem um local fixo para votar, já que uma única urna conterá seus dados. A Comissão Eleitoral Regional utilizou o critério de distribuição por região, conforme endereço residencial ou de local de trabalho, para definir os locais de votação aos que não indicaram local de preferência.

 

Disputa

A presidência do Confea será disputada pelo Engenheiro Civil José Tadeu da Silva, que busca sua reeleição, o Engenheiro Agrônomo José Eduardo de Paula Alonso e o Engenheiro Civil Henrique Luduvice.

Já para diretoria geral da Mútua no Espírito Santo, concorrem o Engenheiro Mecânico Sebastião da Silveira e o Engenheiro Agrônomo Douglas Muniz Lyra. A disputa a diretor administrativo será entre o Técnico em Eletrotécnica Portugal Sampaio Salles e a Engenheira Geológica Leila Issa.

 

SERVIÇO

Eleições Sistema Confea/Crea e Mútua

Data: 19 de novembro

Horário: 9h às 19h

Cargos em disputa: Presidente do Confea; Presidente do Crea-ES; Diretor Geral e Diretor Administrativo da Mútua-ES

Local: São 31 locais, mas cada profissional deve ir à seção em que constam seus dados. A consulta ao local de votação pode ser realizada em www.creaes.org.br.

Quem pode votar: Profissionais registrados e em dia com o Conselho

É necessário apresentar documento oficial com foto.

Fonte: Iá! Comunicação/ Mariana Guedes