SAÚDE
Profissionais da Saúde vão atuar na prevenção da obesidade
Projeto será desenvolvido junto às famílias com crianças de 7 a 10 anos de idade, em Vitória.
Em 20/04/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Projeto é realizado por pesquisadores da Ufes e por profissionais da Saúde vinculados às unidades de saúde de Vitória. O objetivo principal da proposta é avaliar o impacto de uma abordagem multidisciplinar na prevenção da obesidade infantil.
Vários estudos têm demonstrado que a obesidade está fortemente associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, câncer, apneia do sono, diabetes, entre outras. Além disso, a obesidade tem sido um dos maiores fatores de risco para o agravamento da Covid-19, e isso independe da idade ou da existência de comorbidades como diabetes, hipertensão, doença cardíaca ou pulmonar.
Diante dessa questão, o projeto de pesquisa "Prevenção da obesidade infantil na atenção primária em saúde: um ensaio comunitário na região metropolitana de Vitória", será desenvolvido junto às famílias com crianças de 7 a 10 anos de idade cadastradas nas Unidades de Saúde da Família de Vitória, além dos municípios de Serra, Vila Velha e Cariacica.
O objetivo principal da proposta é avaliar o impacto de uma abordagem multidisciplinar na prevenção da obesidade infantil.
Coordenação
O trabalho, que é coordenado pela professora Maria del Carmen Bisi Molina (Ufes), conta com a participação de profissionais de saúde da capital e pesquisadores de diferentes áreas da Universidade Federal do Espírito Santo.
O lançamento do projeto acontecerá nestas quinta (22) e sexta (23). Para conhecer a pesquisa e participar do encontro virtual, basta acessar o link, nestas datas e horários:
O lançamento do projeto acontecerá nestas quinta (22) e sexta (23). Para conhecer q pesquisa e participar do encontro virtual, basta acessar o link, nestas datas e horários:
- Quinta (22), às 14h30
- Sexta (23), às 10h30
Impacto
O impacto da obesidade tem se refletido numa crescente e desafiadora demanda de assistência à saúde em diferentes níveis de complexidade, sendo necessário incorporar ações de promoção da saúde focadas na prevenção da obesidade infantil, no âmbito da atenção primária. (Com Secom/PMV)
TAGS:
AUXÍLIO | EMERGENCIAL | ECONOMIA | POLÍTICA | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA | COVID-19