SAÚDE

Profissionais de Anchieta atualizam técnicas de emergência

Profissionais participaram, de um curso sobre Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico.

Em 05/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Monique Ferbek/Divulgação/Prefeitura de Anchieta

A capacitação, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde para manter a equipe técnica atualizada e preparada.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Profissionais da Saúde de Anchieta participaram, nesta segunda (5), de um curso intensivo sobre Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico, realizado no auditório da Estratégia de Saúde da Família III (ESF III). A capacitação, voltada para condutores de veículos de emergência e técnicos de enfermagem, teve duração de cinco horas e uniu teoria e prática em situações críticas de atendimento pré-hospitalar.

>> Governo Federal abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

A capacitação, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde para manter a equipe técnica atualizada e preparada. O curso abordou técnicas para agir com rapidez e segurança em casos de parada cardiorrespiratória, parada respiratória e obstrução de vias aéreas, já que a pronta identificação dessas situações e a execução correta das manobras de reanimação podem ser decisivas para a sobrevivência da vítima.

“A meta é que os profissionais saibam identificar rapidamente uma emergência com risco iminente de vida, acionem a cadeia de socorro e iniciem, sem hesitação, as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), mantendo as funções vitais da vítima até a chegada de um atendimento avançado.”, destacou o instrutor Dr. Marcos Quina, médico cirurgião.

O conteúdo programático incluiu a introdução ao suporte básico de vida, o tratamento da parada respiratória, o atendimento à parada cardiorrespiratória no adulto, o uso do desfibrilador externo automático (DEA), as manobras de RCP em bebês e crianças, o atendimento à obstrução de vias aéreas por corpo estranho, além de um treinamento prático com simulações realistas. 

“A atualização constante garante mais segurança ao paciente e mais confiança ao profissional. Com esse tipo de treinamento, todos ganham: quem atende e quem precisa de atendimento”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Renato Lorencini. (Gercom/PMA)

Leia também:

Governo Federal abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos
Região Norte do Brasil registra casos da doença mpox
Conquista: cirurgias oftalmológicas passam a ser feitas no HGL
Projeto de Anchieta é destaque e pode representar o ES
Multivacinação nas escolas de Cariacica vai até final de junho
Vitória orienta sobre a prevenção de síndromes gripais
Prefeitura de Linhares se destaca em vacinação contra a gripe
Viana promove Dia D com atendimentos gratuitos de saúde 

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET