VIAGENS & TURISMO
Programa Bandeira Azul aprova Praia da Sereia em Vila Velha
Uma certificação internacional pelo reconhecimento de um padrão de qualidade e excelência.
Em 07/06/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No Brasil existem apenas alguns locais que já receberam essa certificação. No Espírito Santo, será a primeira.
O Júri Nacional do Bandeira Azul analisou e aprovou os documentos da candidatura da Praia da Sereia para fazer parte do programa. Agora a documentação segue para análise do Júri Internacional. Isso significa que o Espírito Santo está mais perto de ganhar sua primeira praia com certificação de excelência internacional.
______________________________
NATURA Loja Virtual, é rápido e fácil. Compre pela INTERNET e receba na sua CASA:
https://www.natura.com.br/consultoria/bonimazo
______________________________
Para que a Praia da Sereia receba tal certificação, é necessário que o local tenha excelente balneabilidade, além de receber melhorias na infraestrutura do calçadão, ciclovias, corrimãos, rampa, instalação elétrica, banheiros, chuveiros, sinalização e organização das atividades esportivas praticadas in loco. No Brasil existem apenas alguns locais que já receberam essa certificação. No Espírito Santo, será a primeira.
“Teremos um modelo de praia de excelência, que irá beneficiar, primeiramente, o morador, que desfruta desse ambiente o ano inteiro e, posteriormente, quem nos visita, atraído pelas nossas belezas naturais”, destaca secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Júnior.
Meio Ambiente
Entre os documentos analisados pela comissão nacional do programa, consta a qualidade da água da região pelo período de um ano. Outra exigência é a limpeza da areia, inclusive do microlixo, a partir da certificação.
“Os critérios de balneabilidade do Bandeira Azul são bem mais exigentes do que a legislação nacional. Isso garantirá a qualidade da água e da areia para os seus frequentadores”, explica a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Manuela Batista.
Ao longo de todo o ano, com a certificação internacional, será realizado um programa de educação ambiental no local, com atividades voltadas à conscientização dos frequentadores em relação ao descarte de lixo na praia e a poluição dos ecossistemas marinhos.
Bandeira Azul
A Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, há uma série de critérios, com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. É uma certificação internacional pelo reconhecimento de um padrão de qualidade e excelência.
“Estamos empenhados em trazer essa conquista para todos os canelas-verdes e também para os turistas. Ter uma certificação como essa demonstra nossa preocupação em proporcionar qualidade de vida e promover o turismo de maneira sustentável”, destacou a subsecretária de Turismo, Carla Rezende. (Com informações da Semco/PMVV)
Leia também:
> Destinos de Alfredo Chaves receberão sinalização turística
> Ministério do Turismo conclui 126 obras entre março e abril
> Serra realizará 1º encontro virtual dos profissionais do Turismo
> Itália é reconhecida como melhor destino turístico de 2021
> Equipe da Setur realiza visita à Região Turística Caparaó
> Serra realiza 1º encontro virtual do setor de turismo da cidade
> Serra recomenda aos turistas evitarem a Trilha de Furnas
> Serra lança Programa Fortalece Turismo em parceria com Sebrae
> Plano permite volta de turistas à Europa e deixa Brasil de fora
> Profissionais do Turismo podem se qualificar com cursos grátis
TAGS: CAPARAÓ | VIAGENS | TURISMO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | ESPORTES | ECONOMIA