EDUCAÇÃO

Programa Consciência Cidadã será implantado em escolas de Vila velha em 2016

A meta do Programa Consciência Cidadã é promover ações de solidariedade.

Em 18/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A secretária de Educação, Iracy Baltar, se reuniu esta semana com o coordenador do Programa Consciência Cidadã, Expedito Jorge Tavares, para elaborar os termos do convênio que deverá ser firmado no final de janeiro entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Semed), e a Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, responsável pelo programa, para implantá-lo em escolas de Vila Velha no próximo ano.
 
A meta do Programa Consciência Cidadã é a de desenvolver nas escolas palestras, debates e estudos dirigidos com temas diversos para os alunos, pais e professores do Ensino Fundamental, promovendo planejamento e o desenvolvimento de ações solidárias, sendo o ambiente de aplicação e a ação definida pelos professores responsáveis e pelos alunos.
 
Os temas e conteúdos propostos para as palestras vão de Responsabilidade Social do Cidadão e das Empresas, Proteção do meio Ambiente e Conservação dos Recursos Hídricos, Saúde e bem estar coletivo e individual, Sexualidade e gravidez na adolescência, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Drogas, entre outros.  Os temas debatidos são referentes à necessidade de cada escola.
 
“Este projeto, à exemplo dos que são realizados nas nossas escolas, não é fechado e finalizado, como um pacote pronto. Ele vai sendo construído por cada unidade escolar onde é implantado, com o objetivo de levar harmonia a comunidade escolar e à comunidade do entorno. A Educação sé tem a ganhar com este projeto”, acredita a secretária Iracy Baltar.
 
A reunião ocorreu na tarde de quarta-feira (16) na Semed, no Centro, e serviu, entre outras, para analisar em quais escolas da rede o programa deverá ser implantado em 2016.
 
Além da secretária Iracy Baltar e do coordenador do Programa, Expedito Jorge Tavares, que também coordena o Núcleo de Prevenção de Drogas da Polícia Federal (PF), o encontro contou com a presença da pedagoga do programa, Bethesean Guerra Picina; do venerável mestre da Loja Cavaleiros da Luiz 18 – MRGLMEES, Jorge Luiz Monteiro de Jesus; da gerente dos Anos Finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Semed, Marise da Penha Pedrosa Soares; e do assessor setorial da EJA, Emerson Giostri.
 
“O grande objetivo do Consciência Cidadã é orientar o aluno/turma na elaboração do plano de uma ação cidadão, realizada ao final do programa. É fazer com que a escola contribua com o desenvolvimento do programa, agregando valores e sempre em crescimento, com novas ideias, trabalhando também com os projetos já existentes na própria unidade escolar”, explicou Expedito Tavares.
 
O Programa Consciência Cidadã foi iniciado em 2007 pela Grande Loja Macônica do Estado do Espírito Santo e já atendeu a mais de 12,5 mil crianças em todo o Estado. É formado por voluntariados (psicólogos, psiquiatras, economistas, sexólogos, entre outros). Atua em questões pedagógicas no desenvolvimento de adolescentes e pré-adolescentes de escolas públicas.

Fonte:PMVV