EDUCAÇÃO

Programa da Estácio encurta caminho para o mercado de trabalho.

O Espaço Estágio & Emprego (E3) divulgou mais de 50 mil vagas de estágio e emprego em 2014, 20% das quais foram preenchidas.

Em 02/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A busca pela realização profissional envolve um misto de expectativas, sonhos, incertezas, planejamento e muita dedicação. Muitos iniciam o ano procurando o primeiro estágio ou emprego ou têm o desejo de mudar de área. Contar com a orientação de especialistas no assunto pode facilitar essa trajetória. Com esse foco, o Espaço Estágio Emprego & Egressos (E3) da Faculdade Estácio oferece um serviço exclusivo de orientação de carreira, ampliando as chances profissionais dos estudantes. Além das orientações, o espaço capta e divulga vagas de trabalho. Este ano, a meta é divulgar mais de 65 mil vagas.

Segundo Luciano de Lima, analista de Estágios do E3, a busca pelo emprego ou por um estágio costuma esbarrar na falta de experiência e pode atrapalhar o desempenho do candidato. “Às vezes, percebemos que os candidatos têm algumas inseguranças, mas também muita vontade de iniciar o processo. Nosso papel é orientar esses alunos da melhor forma possível, incluindo desde a formulação de currículos até a maneira de se portar em uma entrevista ou processo seletivo,” explica. 

Ele destaca que, desde 2011, o espaço tem contribuído para a inserção de alunos no mercado de trabalho em parceria com empresas. Em 2014, o E3 divulgou mais de 21 mil vagas de estágio e, deste total, o percentual de contratações chegou a 10%. O espaço também divulgou 30 mil vagas de emprego (50% a mais em relação ao ano de 2013).  No total, foram mais de 50 mil vagas divulgadas, entre estágio e emprego.

Luciano salienta que o aumento do número de vagas divulgadas e de alunos encaminhados ao mercado de trabalho atestam a relevância do trabalho desenvolvido. Ele acrescenta que, além das orientações e atendimentos, o E3 zela pela documentação de estágios, dando segurança às empresas parceiras, mantendo o bom relacionamento com o mercado de trabalho. “As empresas nos procuram em busca de indicações”, observa.

Eventos

O E3 ainda atua na organização de eventos voltados para a empregabilidade, como feiras, palestras e seminários. Durante encontros promovidos em 2014, foram atendidos mais de 1,4 mil alunos, envolvendo dez empresas parceiras. A expectativa é que esse número aumente em 40% em 2015. Para o analista, a parceria beneficia não só os alunos, mas também as empresas, que, com o auxílio do E3 da Estácio, podem recrutar profissionais com as qualificações desejadas e de maneira mais fácil e ágil.

Fonte: P6 Comunicação/Rayssa Santos