ECONOMIA NACIONAL

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia agricultores do Piauí.

Para participar do PAA, os agricultores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Em 08/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) beneficiará 1.287 agricultores familiares de 38 municípios do Piauí. Esses trabalhadores receberão, em outubro, mais de R$ 4,3 milhões.

Os contemplados venderam seus produtos por meio da modalidade Compra com Doação Simultânea, que promove o desenvolvimento da economia local e a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas regionais de suplementação alimentar.

Os produtos adquiridos, alimentos in natura ou processados, são usados para enriquecer os cardápios locais. O que é comprado pelo PAA é doado para pessoas em situação de insegurança alimentar por meio da rede socioassistencial, de equipamentos públicos de segurança alimentar e da rede pública e filantrópica de ensino.

Executada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Compra com Doação Simultânea pode utilizar dois tipos de instrumentos para sua implementação.

Um deles é a celebração de Termos de Adesão com órgãos ou entidades da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, e consórcios públicos. O outro é a formalização de termo de cooperação com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para participar do PAA, os agricultores devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome