EDUCAÇÃO
Programa oferece balé, música e muita arte em Cariacica
Programa Semearte oferece balé, música e arte para 700 alunos de escolas em Cariacica.
Em 13/11/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Programa Semearte oferece aos alunos a oportunidade de explorar modalidades como dança contemporânea, balé, canto, construção e prática de instrumentos musicais (como violão, teclado e flauta doce), percussão, teoria musical, e muito mais.
Uma atividade divertida está transformando a rotina de aproximadamente 700 alunos em 35 escolas municipais de Cariacica. O Programa Semearte, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, oferece aos alunos a oportunidade de explorar modalidades como dança contemporânea, balé, canto, construção e prática de instrumentos musicais (como violão, teclado e flauta doce), percussão, teoria musical, e muito mais.
>> Em 2024, Brasil destina R$ 490 bilhões para educação pública
O coordenador do Semearte/Gerência de Educação Integrada, Arthur Barreto, explica que as aulas são oferecidas no contraturno, com objetivo de proporcionar ao estudante uma ampliação do seu tempo de permanência na escola.
"Se ele estuda a tarde, ele frequenta as aulas pela manhã, por exemplo. O programa contribui de forma direta com o desenvolvimento dos estudantes, fortalecendo as potencialidades de cada um por meio de um ambiente estimulante e criativo. Para participar, basta estar devidamente matriculado na unidade de ensino onde o programa está implementado e preencher uma ficha de inscrição", explica ele.
Entre as atividades estão as aulas de balé oferecidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Jorge, no bairro Rio Marinho, onde as crianças trocam os uniformes e livros por collants, sapatilhas e muita dança, desenvolvendo habilidades, confiança e disciplina por meio da arte.
Sofia Pereira Veiga, de 10 anos, é aluna do 5º ano e já participa do programa há dois anos.
“Estou achando muito legal fazer aula com a professora Sol. Estou aprendendo muitas coisas”, conta Sofia, entusiasmada com as atividades.
Para Gabriele Victoria, de 11 anos, o balé é a realização de um grande sonho.
“Meu corpo está se adaptando mais, fico mais flexível. Gosto muito de fazer balé, porque sempre foi um sonho, e já estou realizando vários sonhos me apresentando fora”, revela.
A Brendha Maria, também de 11 anos, está no 4º ano e não deixa de aproveitar das aulas de dança.
“A professora Marisol é ótima, sempre atende aos nossos pedidos e nos ajuda com tudo. Tudo é maravilhoso”, diz Brendha.
A secretária municipal de Educação, Luzian Belisario, destaca a importância do programa:
"Acreditamos que a educação vai muito além da sala de aula. O Programa Semearte representa um compromisso com o desenvolvimento integral dos nossos alunos. É uma grande alegria ver o impacto positivo dessas atividades artísticas e culturais na vida de cada um, oferecendo experiências que promovem confiança, disciplina e sonhos realizados”, afirma ela. (Semco/PMC)
Leia também:
> Em 2024, Brasil destina R$ 490 bilhões para educação pública
> Duas em cada cinco crianças vulneráveis estão em creches
> Começa o período da Pré-Matrícula para a Rede Estadual
> Casa da Rosa oferece curso para mulheres sobre celulares
> Cariacica amplia oferta de vagas em escolas de tempo integral
> MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio
> Vitória terá 41 escolas em tempo integral no ano letivo de 2025
> Serra oferece cursos de educação em direitos humanos
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET