CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Programa Sementes do Rio Doce realiza workshop em Colatina

O programa debateu a popularização da ciência e inovação na Educação Básica em Colatina.

Em 17/12/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sementes do Rio Doce/(By Secti)

O município de Colatina é um dos contemplados pelo Programa Sementes do Rio Doce de aceleração de startups que vai atuar na região.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Incentivar a comunidade escolar e inserir a ciência e a inovação nas salas de aula, promovendo o acesso à informação e às políticas públicas que podem mudar realidades de professores e alunos na Educação Básica. Essa foi a pauta do workshop promovido pelo Programa Sementes do Rio Doce, no município de Colatina, que aconteceu na última segunda-feira (16). O evento ocorreu no Centro de Ciências de Colatina, espaço que será oficialmente inaugurado nesta sexta-feira (20).

Com o tema “Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Ensino de Ciências na Educação Básica”, o workshop reuniu diretores de escolas, pedagogos, docentes e profissionais das escolas municipais, além de servidores de diversas secretarias municipais, pesquisadores e profissionais do ecossistema de inovação local.

O professor Laércio Ferraciolim, que ministrou o workshop, afirmou que o programa abriu as portas do Centro de Ciências de Colatina para debater a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação na educação capixaba.

“O Sementes abriu as portas do Centro de Ciências de Colatina para debater a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação na educação capixaba. Foi uma honra ser parte deste momento, neste espaço visionário que possibilitará não apenas o avanço do ensino de Ciência em Colatina e na região, como também um marco importante na discussão sobre sustentabilidade, cultura e turismo no nosso Estado.”

Para secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o Sementes tem o objetivo de levar o conhecimento da ciência, promover e popularizar a inovação .

“Temos uma nova missão com o Sementes, de levar o conhecimento da ciência, promover e popularizar a inovação e fomentar novas ideias e negócios no interior do Estado. Em Colatina, demos um passo importante nesta direção. Mais um investimento robusto, que chega ao interior, capacitando pessoas para novas oportunidades que estão por vir.”

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina, Simone Kuster Mitre, destacou os programas de inovação implementados no município, com o apoio do Governo do Estado, e a expectativa da atuação do Sementes em 2025.

“Já iniciamos a divulgação do programa e queremos ultrapassar a meta prevista para os projetos aqui na cidade, acelerando novos negócios e dando oportunidade para mais empreendedores.”

Livro infanto-juvenil

No evento de Colatina, também foi lançado o livro infanto-juvenil “Conhecendo o Mundo da Ciência, Tecnologia e Inovação”, escrito por bolsistas do projeto Hub de Inovação em Rede, financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Na próxima sexta-feira (20), será realizada a abertura da Exposição “Cientistas do Brasil”, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), visando a comemorar o centenário dos cientistas brasileiros César Lattes e Johanna Döbereiner. A exposição tem o apoio do programa Sementes do Rio Doce e ficará no Centro de Ciência até março de 2025.

O Sementes do Rio Doce é o maior programa público capixaba de aceleração de startups, que vai selecionar 50 projetos, no valor de R$ 100 mil não reembolsáveis para cada projeto, além de oferecer capacitação, conexão e mentoria aos participantes de forma totalmente gratuita.

Leia também:

Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
Festival Inovação e Criatividade propõe revolucionar Vitória
Prefeitura da Serra é finalista em concurso nacional de inovação
Mais de 100 projetos na Feira de Ciência Sul Capixaba, em Anchieta
"Ranking 100 Open Startups 2024" premia hub capixaba
Tecnologias e inovações para condomínios na Expo 2024
Startup de design gráfico Hubee de malas prontas para Dubai
Especialistas apontam inovações em estrutura das olimpíadas
Produção científica cai e volta ao patamar pré-pandemia

ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET