SAÚDE
Programação destinada as mulheres durante todo o mês em Vitoria (ES)
Em algumas unidades é possível participar de aulas de zumba e cortar os cabelos...
Em 10/03/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As Unidades de Saúde de Vitória estão com programação extensa neste mês em que se comemora o dia Internacional da Mulher.
É a oportunidade de levar informação sobre os direitos das mulheres e também sobre a importância e os cuidados que cada uma deve ter com a saúde.
Desta segunda-feira (09) até o final de março, as mulheres poderão participar de palestras, exames de prevenção, rodas de conversa, consultas médicas entre outros.
Em algumas unidades é possível participar de aulas de zumba e cortar os cabelos. A dica é conhecer a programação, ir até a unidade mais próxima à residência e participar.
Foi o que fizeram as mulheres da família Torquato, que compareceram à unidade Fonte Grande no último sábado (07) e puderam participar da palestra “Valorização da Mulher Negra e a Prevenção da violência doméstica” e, também, de um lanche e de muitos brindes.
“Achei a ação interessante, pois muitas mulheres são leigas sobre seus direitos”, revelou Dinamar Torquato Pinto.
Dinamar soube do evento pelo agente comunitário de saúde e convidou sua mãe, Edísia Torquato e sua filha Myrella. Segundo ela, sempre que há alguma coisa que possa beneficiá-la lembra de sua família.
“Nós somos três gerações de mulheres que se cuidam e esse é o diferencial da mulher. O amor e o cuidado que fazem parte do instinto feminino. A mulher consegue transmitir esse cuidado para toda família”.
Também no sábado, as moradoras de Resistência e Santo Antônio ganharam manhãs especiais. As mulheres prestigiaram a unidade de saúde Resistência que ofertou consultas, exames e atividades como corte de cabelo, massoterapia, dicas de maquiagem, oficinas de trabalhos manuais e esfoliação dos pés.
Em Santo Antônio, além de saborear o café da manhã, as mulheres puderam participar de consultas de planejamento familiar, coleta de preventivo e oficina de artesanato.
A segunda-feira (09) foi dedicada às mulheres da unidade Bairro República. Ao som do repertório da música popular brasileira, Domingas Correia Santana, 93, esbanjava saúde ao ser homenageada.
“Há muitos anos freqüento esta unidade. Gosto do jeito como me tratam e, principalmente, do médico Sesostres de Andrade Filho, que é como um pai, às vezes um filho e em outras ocasiões até um neto para mim”, relata.
Fonte:PMV