CIDADANIA
Programação do Dia da Mulher terá atos, bloco de rua e palestras, no ES.
Programação também conta com eventos culturais.
Em 04/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As mulheres do Espírito Santo vão comemorar o Dia Internacional da Mulher com atos públicos e atividades culturais que lutam por mais espaço para as mulheres na sociedade. As atividades se estendem por toda a semana do dia 8 de março, data oficial da comemoração.
Na terça-feira (8), o 'Bloco das feministas na rua contra o machismo, o racismo e o capital' reúne os movimentos sociais nas ruas da capital Vitória na luta pela igualdade de gênero. O 'bloco' vai sair as 8h da Praça de Jucutuquara, em direção ao Palácio Anchieta, no Centro.
O ato, organizado pelo Fórum de Mulheres do Espírito Santo, reivindica o fim da violência contra a mulher, a ampliação dos direitos reprodutivos, e mais políticas públicas voltadas para as mulheres, entre outras pautas feministas.
Entre os dias 8 e 13 de março também começa o Festival Mulheres no Graffiti (FEME). O evento vai reunir mulheres grafiteiras para realizarem intervenções na cidade de Vitória e debaterem sobre a representatividade da mulher na sociedade.
Os movimentos comunitários da Piedade e do Centro de Vitória também vão realizar atividades de comemoração ao dia da mulher, com música e rodas de conversa.
Confira a programação
4 de março
- Centro de Vitória diz não à violência contra a mulher: Microfone aberto, cordel, panfletagem música e apresentação das meninas do hip hop; das 8h as 22h, na Praça Ubaldo Ramalhete, no Centro de Vitória.
5 de março
- Dia da Mulher na Piedade: Café da manhã, roda de conversa para mulheres, teste de DST, aula de zumba e oficina de ervas aromáticas; das 9h as 14h, na Quadra de Esportes da Piedade, em Vitória.
8 de março
- Bloco das feministas na rua contra o machismo, o racismo e o capital, concentração do ato às 8h na Praça de Jucutuquara, em direção ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória;
- Ato Público da CUT, às 10h e encontro com o 'bloco das feministas' as 10h30, na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória;
- Festival Mulheres no Graffiti (FEME); até o dia 13 de março, em diversos pontos da Grande Vitória;
- Ciclo de palestras sobre direito e gênero; as 19h, no Salão Rosa do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Ufes, em Vitória;
9 de março
- Audiência Pública 'Polítiicas públicas para mulheres: um compromisso para todos", às 15h, na Assembleia Legislativa;
11 de março
- Abertura da exposição "Um olhar assim", que reúne fotografias de mulheres que lutam contra o câncer de mama até o dia 31 de março; as 19h30.
12 de março
- Festival de Mulheres no Hip Hop/ES; às 16h na Praça Luiz Coser Neto, no bairro Itararé, em Vitória.
Fonte: G1-ES