EDUCAÇÃO
Proibição para novos cursos de medicina será encerrada
A proibição da abertura de novos cursos de medicina, será encerrada a partir desta quarta
Em 05/04/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A proibição para novos cursos de medicina foi definida por uma portaria do Ministério da Educação (MEC) em abril de 2018, com validade de 5 anos, como forma de controlar a qualidade dos novos cursos abertos no país.
A proibição da abertura de novos cursos de medicina no Brasil, que está em vigor desde 2018, será encerrada a partir desta quarta-feira (5). A informação é do ministro da Educação, Camilo Santana, que afirmou que a medida teve um efeito contrário ao pretendido, já que acabou sendo superada por meio de decisões judiciais.
"Houve uma portaria de moratória em 2018, com o objetivo de suspender a ampliação de vagas e cursos de medicina no Brasil. O que aconteceu de 2018 pra cá? Foi o período que mais se criou vaga de medicina no Brasil. Saímos praticamente de 109 mil vagas, das [faculdades] privadas, para 158 mil. Foi um aumento de quase 50 mil vagas, e temos 225 processos judiciais para serem definidos", afirmou em entrevista a jornalistas.
A proibição para novos cursos de medicina foi definida por uma portaria do Ministério da Educação (MEC) em abril de 2018, com validade de 5 anos, como forma de controlar a qualidade dos novos cursos abertos no país.
Agora, segundo Camilo Santana, o governo estuda uma nova regra, que inclua o lançamento de editais ou modelos de autorização de novos cursos que levem em conta critérios regionais, como a baixa presença de médicos, por exemplo. O texto deve ser discutido com o Ministério da Saúde. (Por Pedro Rafael Vilela/Agência Brasil)
Leia também:
> PMV: Escola em Jardim Camburi ganha reforma e climatização
> A 18ª Obmep bate dois recorde de escolas e municípios inscritos
> Inclusão no ensino superior é desafio para pessoas autistas
> Anchieta promove curso de salgados finos para festas
> 38% dos alunos de licenciatura concluíram curso em 2021
> Projeto “Ajustando Saberes”, será apresentado em evento
> Programa Papo de Responsa segue orientando adolescentes
> Cariacica: Semas realiza o curso para cuidador de idosos
> Plataforma Jovens Gênios chega às escolas da Serra
> Inep avalia alfabetização de crianças do ensino fundamental
> Resultado da segunda chamada do Prouni é divulgado
TAGS: PROIBIÇÃO | CURSOS | MEDICINA | BRASIL | ABERTURA