CIDADANIA
Projeto africano "Loja de Rua" oferece roupas de graça em Serra (ES).
As araras de roupas foram substituídas por um varal, que ficou todo colorido com as doações.
Em 08/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O bazar solidário “Loja de Rua” ofereceu roupas gratuitamente para moradores da Serra, no Espírito Santo. O bazar foi realizado por voluntários, com peças doadas, no bairro Rosário de Fátima, nesta sexta-feira (7).
O projeto Loja de Rua ou “Street Store” surgiu do outro lado do Oceano Atlântico, em Cidade do Cabo, na África do Sul. Desde então, essa ação já aconteceu em várias partes do mundo e pela primeira vez no estado nesta sexta.
As araras de roupas foram substituídas por um varal, que ficou todo colorido com as doações. Os cabides eram feitos de material reciclado. Voluntários trabalharam para ajudar pessoas que quiseram adquirir as roupas.
No bairro Rosário de Fátima, na Serra, 60 pessoas vivem em situação de rua e não têm abrigo noturno. Essas pessoas aproveitaram a oportunidade para adquirir novas peças de roupas.
Foi o caso do morador de rua Atílio Nunes. “Eu estou levando uma jaqueta, uma blusa de manga curta e uma bermuda, um short e uma calça para trabalho”, contou Atílio.
A voluntária Laís Sá ficou impressionada com a solidariedade da população de rua. “O que mais me chamou a atenção foi o espírito de solidariedade da população em situação de rua. Eles pegam uma roupa e deixam sempre a outra para outra pessoa. Eles não pegam para encher a sacola, eles pegam o que é necessário para eles”, disse.
O empresário Wanderley Faco foi uma das pessoas que doou peças.“É um pedacinho. É o combustível que as pessoas precisam. Essa doação não vai resolver, mas pode dar continuidade ao sonho dessas pessoas”, opinou.
Para o assistente social e participante do movimento População de Rua, Mindu Zinek, a ação proporciona um ganho mútuo. “Aqui ganha quem doa, e também quem pode pegar de forma gratuita”, declarou.
G1