CIDADE
Projeto agilizará abertura de novas empresas em Vila Velha
A Prefeitura de Vila Velha irá implantar o Projeto Simplifica.
Em 18/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Quem quiser abrir uma empresa em Vila Velha vai contar com mais simplicidade. A Prefeitura de Vila Velha irá implantar o Projeto Simplifica, criado pelo governo estadual e pela Junta Comercial do Espírito Santo (JCEES) para otimizar a abertura de empresas no município por meio de um sistema eletrônico de licenciamento.
O prefeito Max Filho e seu secretariado receberam em reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (17), representantes do projeto para discutir a implantação. A reunião foi realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito, na sede da Prefeitura, em Coqueiral de Itaparica.
O prefeito enfatizou a importância do projeto. “Estamos aposentando o sistema antigo com o intuito de otimizar processos e oferecer um serviço sem burocracias e com facilidades para quem deseja abrir uma empresa em Vila Velha”, afirmou Max.
A ação será realizada de forma integrada entre as secretarias municipais que realizam licenciamentos. O sistema vai integrar e facilitar os processos e a burocracia para abrir uma nova empresa na cidade, segundo a secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete Oliveira.
MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE
“Hoje o sistema demora 6 meses para liberar um alvará e estamos trabalhando com vista a simplificação e de forma eletrônica. Quando o empreendedor acessar o sistema, dependendo do tipo de estabelecimento, ele já vai abrir a empresa de forma imediata. Se a empresa for classificada de alto risco sanitário ou de interesse do meio ambiente, irá receber um alvará provisório de 6 meses, período de adaptação, para ele receber o definitivo. É o licenciamento dentro de um processo eletrônico”, ressaltou a secretária.
Agora, técnicos da prefeitura irão se reunir com os técnicos das juntas e das empresas que vão desenvolver o sistema para dar continuidade ao projeto, que prevê a criação de uma entrada única de dados e documentos, por meio de um sistema eletrônico de licenciamento, com compartilhamento de informações e a eliminação de diversas etapas burocráticas. A agilidade do processo vai atrair novas empresas e proporcionar a geração de emprego e renda no município.
No município, lei nº 6085/2018 já instituiu o licenciamento eletrônico, mas um decreto de regularização para desburocratizar os serviços está sendo concluído e deve ser assinado ainda este mês pelo prefeito.
LEIA TAMBÉM
Ouvidoria de Vila Velha lança aplicativo para atendimento ao cidadão
Ouve Vila Velha, o mais novo aplicativo da Prefeitura já está disponível para população nos sistemas IOS E Android. Através desta nova ferramenta, a população vai registrar, solicitar, sugerir, elogiar, reclamar e denunciar, tudo agora na palma da mão.
Por exemplo, é possível denunciar pontos viciados de lixo, lâmpadas queimadas em postes nas vias municipais, solicitar serviço de tapa buracos, poda de árvores e sinalização e trânsito. Além de disque-silêncio, manutenção semafórica de sinalização de trânsito, entre outros. No caso de intensas chuvas, o cidadão também poderá registrar ocorrência pelo aplicativo, o que facilita o atendimento por parte da Prefeitura.
“O cidadão tem a opção de registrar suas demandas pelos canais, 162, Ouvidoria Itinerante nos bairros, pessoalmente na sede da Ouvidoria, On line no site da prefeitura e agora pelo aplicativo”, concluiu o ouvidor geral, Alexandre Salgado.
COMO BAIXAR:
No Play Store do seu celular, digite Ouvidoria Vila Velha e baixe o aplicativo Ouve Vila Velha. Após faça o cadastro (anônimo, sigiloso ou normal) e o tipo de manifestante (pessoa física ou jurídica). Deve incluir o nome, CPF, e-mail, telefone fixo, celular, bairro da manifestação, logradouro, número, e descrição. Mas, o aplicativo também aceita registros anônimos.
Ao final de todo procedimento, o cidadão vai confirmar os dados e informações corretas na opção salvar. As demandas são encaminhadas para os setores responsáveis pela solução do problema e poderão ser acompanhadas pelo aplicativo através do número gerado do protocolo e senha.