EDUCAÇÃO
Projeto “Ajustando Saberes”, será apresentado em evento
Projeto “Ajustando Saberes”, de Aracruz, será apresentado em evento do UNICEF, em Brasília
Em 28/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Programação do Workshop ainda discutirá temas relacionados aos cenários, tendências e evidências da recomposição das aprendizagens na América Latina e Caribe
A Secretaria de Educação do município de Aracruz participará nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31), em Brasília, da Programação do Workshop “Recomposição das aprendizagens: ações e desafios da educação básica”, um evento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O “Ajustando Saberes”, da Rede Municipal de Ensino, após passar por uma consultoria e capacitação ofertada pela Comunidade Educativa (CEDAC), do Programa Suzano de Educação (PSE), foi aprovado e selecionado pela UNICEF para ser apresentado.
O Ajustando Saberes é desenvolvido nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental, oportunizando aulas de reforço escolar no turno ou contraturno das aulas, como forma de garantir espaço/tempo específico para atendimento aos estudantes que apresentam defasagem idade/ano ou em relação às habilidades previstas para a etapa letiva.
A Secretária da SEMED, Jenilza Spinassé, fará a apresentação do Projeto Ajustando Saberes no Painel 3 do Workshop.
“Aracruz foi convidada a apresentar esse significativo projeto. Faremos nossa apresentação no Painel 3, que tratará dos desafios e ações dos diferentes níveis de gestão do sistema educacional para a recomposição das aprendizagens. É com grande alegria e satisfação que nós iremos à Brasília para podermos participar desse importante evento e partilharmos experiências de fomento à educação do Brasil. Só tenho a agradecer o empenho de toda nossa equipe e das nossas eescolas, que vem demonstrando toda sua capacidade e empenho no processo de recuperação escolar de nossos estudantes”, destacou.
A Programação do Workshop ainda discutirá temas relacionados aos cenários, tendências e evidências da recomposição das aprendizagens na América Latina e Caribe; das pesquisas e evidências brasileiras sobre recomposição da aprendizagem; dos estudos e reflexões sobre recomposição das aprendizagens: um olhar para a alfabetização; da aprendizagem na Educação Infantil e Pandemia: Um estudo em Sobral-CE; além de relatos de experiências, ações e materiais desenvolvidos para recomposição das aprendizagens.
O Ajustando Saberes
No Ajustando Saberes, os professores participam de formação continuada em serviço e da formação Bases Neurofisiológicas da Aprendizagem. Eles são orientados na aplicação de testes de aprendizagem nos estudantes participantes do projeto. Todos alunos passaram por avaliações de entrada com o propósito de averiguar o nível de aprendizagem, e por meio de pequenos agrupamentos, foram atendidos cerca de 2 mil estudantes em 2022, sendo que muitos avançaram e foram dispensados do projeto, o que oportunizou novos estudantes a ingressarem.
Desta forma, o projeto objetiva alinhar a aprendizagem dos estudantes e melhorar os resultados da Educação Básica. Para isso, a SEMED contratou professores com perfil de alfabetizador, além de estender a carga horária de outros a fim de desenvolver a proposta educativa em cada escola, assim como planejar estratégias metodológicas que promovam o avanço e a consolidação da aprendizagem.
O processo de recuperação acontece por meio da participação em atividades diferenciadas, elaboradas e planejadas a partir de instrumentos avaliativos diagnósticos, que mostram de forma efetiva, quais dificuldades cada menino e menina apresentam e quais metodologias devem ser utilizadas para melhor dinamização do processo.
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