CULTURA
Projeto Biblioteca Estante Livre lança mais duas bibliotecas em praças do ES.
As primeiras unidades já funcionam desde o final de 2014, em Afonso Cláudio e em Santa Leopoldina.
Em 11/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mais duas comunidades localizadas no interior do Espírito Santo vão ser beneficiadas com a implantação de novas unidades do projeto Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades. As comunidades de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, e Santa Luzia do Norte, em Ecoporanga, receberão as unidades nos dias 13 e 27 de junho, respectivamente.
O projeto tem o objetivo de fazer os livros circularem por lugares que não têm biblioteca, principalmente no interior do Estado. São estantes diferentes, que ficam abertas 24 horas, todos os dias do ano e sem ninguém para anotar quem pega os livros.
Com o tema "O livro vai e volta. O conhecimento sempre fica", a "Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades" visa disseminar a literatura e a cultura em comunidades rurais de até cinco mil habitantes no interior do Espírito Santo. As primeiras unidades já funcionam desde o fim de 2014, em Pontões, em Afonso Cláudio, e em Quilombo Retiro, em Santa Leopoldina, e vem mudando a realidade local, aumentando o interesse de moradores e estudantes pela literatura.
O presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, ressalta a importância da implantação das bibliotecas em comunidades do interior. “Com a experiência de 2014, quando instalamos duas unidades do projeto, pudemos perceber a interação das comunidades e o aumento no hábito da leitura entre crianças, jovens e até adultos. Este ano, ainda vamos inaugurar outras seis unidades em locais a serem definidos. Nosso intuito é levar ações sociais de norte a sul do Estado, democratizando o acesso à literatura”, destaca.
Na Biblioteca, os leitores escolhem o livro e levam para casa sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário, devolvendo-o assim que finalizar a leitura, para que os textos possam ser lidos por outras pessoas. Ao todo, são mais de 300 obras dos mais diferentes gêneros literários.
Para um dos idealizadores do projeto, Vitor Lopes, o sucesso do projeto está intimamente relacionado com o envolvimento da comunidade. "Nós estamos recebendo retornos muito positivos das comunidades sobre o uso da Biblioteca Estante Livre Instituto Sincades, com plena adesão dos moradores. As escolas, por exemplo, fazem uso da Biblioteca durante suas atividades e todo mundo se diverte com a literatura", comenta.
O projeto Biblioteca Estante Livre é idealizado pela produtora Lab.Muy - Arte y Cultura Digital e é uma realização do Instituto Sincades. Elas são instaladas na praça central dos lugarejos. A estante que se integra ao ambiente local é capaz de resistir às ações do tempo, como o vento e a chuva, o que garante que os livros estarão sempre protegidos.
Confira a programação:
Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço
- 10 de junho, das 07 às 11h20: oficinas culturais
- 11 de junho, das 07 às 11h20: oficinas culturais / 18 horas: Cine Pipoca da Penha
- 12 de junho, 09 horas: lançamento com os alunos das escolas
- 13 de junho, 8h30: lançamento para toda a comunidade
Santa Luzia do Norte, em Ecoporanga
- 25 de junho, das 07 às 12 horas: oficinas culturais
- 26 de junho, das 07 às 12 horas: oficinas culturais
- 27 de junho, 09 horas: lançamento para a comunidade e escola
Fonte: Aldeia Comunicação