TEMAS GERAIS
Projeto Botinho 2015 tem mais de 9 mil inscritos e ainda restam vagas
Projeto Botinho, promovido anualmente pelo Corpo de Bombeiros do Estado, cuja abertura oficial foi hoje
Em 05/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mais de 9 mil jovens entre 7 e 17 anos de todo o estado do Rio de Janeiro já se inscreveram para participar da edição de 2015 do Projeto Botinho, promovido anualmente pelo Corpo de Bombeiros do Estado, cuja abertura oficial foi hoje (5), na Praia da Bica, na Ilha do Governador, subúrbio da capital.
Trata-se de uma colônia de férias que tem como objetivo promover a integração social entre jovens de todo estado, independentemente da crença religiosa ou classe social. O projeto tem novamente o apoio da Companhia Estadual de Água e Esgotos (Cedae), que cedeu uniformes, barracas, material esportivo, água e squeeze (garrafas de armazenamento de água). Além disso, vai distribuir cartilhas com orientações sobre o uso racional da água.
A colônia de férias abrange dezenas de bairros e municípios do litoral fluminense, como Angra dos Reis, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Saquarema, São Pedro da Aldeia e bairros centrais como Copacabana, Barra da Tijuca, Flamengo e Ilha do Governador.
O presidente da Cedae, Wagner Victer, lembrou a importância do projeto, que, segundo ele, é "possivelmente" a maior colônia de férias do país. “É uma excelente oportunidade para milhares de crianças, que podem aproveitar o período de férias para desenvolver atividades de lazer que são, ao mesmo tempo, ações sociais de bem-estar, educação ambiental, disciplina e trabalho em grupo, em praias de norte a sul do estado.”
Os alunos do Botinho são divididos em três turmas: Golfinho, com crianças de 7 a 11 anos; Moby Dick, de 11 a 14 anos; e Tubarão, de 15 a 17 anos. Durante quatro semanas, os participantes receberão noções de preservação do meio ambiente, cuidados com riscos de afogamento, primeiros socorros e orientações quanto às condições do mar e prática de atividades físicas.
Iniciado em 1963, o Projeto Botinho vem sendo realizado desde então, sempre durante o verão. O engenheiro Fábio Moreira, de 36 anos, que foi um dos alunos dos anos 80, elogia a iniciativa. “Frequentei o projeto na década de 80 e hoje estou aqui inscrevendo o meu filho, de 10 anos. É um local para fazer novos amigos, desenvolver atividades físicas e também adquirir noções de disciplina, algo necessário no dia a dia. Aprende-se muito neste projeto”, disse ele.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas conforme a disponibilidade das vagas. Detalhes da inscrição e de vagas disponíveis podem ser obtidos no endereço eletrônico do projeto ou nas unidades gestoras.
Fonte: Agência Brasil