SAÚDE

Projeto Ciclo Saúde, da Fundação Vale, chega a Fundão.

Iniciativa tem como foco a promoção de ações preventivas focadas na atenção básica.

Em 19/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Entre os dias 19 a 22 de maio, a Vale e a Fundação Vale, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e com a Universidade Estácio de Sá, darão início à fase de capacitação básica do projeto Ciclo Saúde em Fundão. Criada no ano passado, a iniciativa visa contribuir para a promoção da saúde das comunidades localizadas na área de influência da Vale, por meio de um ciclo de cooperação técnica baseado na educação continuada dos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde desses locais. 

Nos dias 19 e 20, terça e quarta-feira, a oficina de capacitação ocorrerá na Unidade de Saúde localizada no Centro do município, situada na rua Stefano Broseguini, 110, em dois horários: das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17 horas. Já nos dias 21 e 22 de maio, quinta e sexta-feira, a capacitação será realizada em Praia Grande, na Secretaria de Turismo, que fica na avenida Tancredo Neves, Centro. 

A ação busca contribuir para o aperfeiçoamento do conhecimento das equipes de saúde sobre as políticas de saúde e as suas diretrizes e finalidades, além de ser uma possibilidade de ampliar as competências para o planejamento, execução e avaliação de ações locais que tenham potencial de garantir a melhoria da qualidade de vida da população. 

Além de equipes de Estratégia de Saúde da Família, o Ciclo Saúde envolverá, ainda, a participação da comunidade local como forma de potencializar o acesso à informação e das práticas em saúde, bem como os espaços de participação social. 

"O Ciclo Saúde visa fortalecer o relacionamento entre as unidades de saúde e as comunidades dos municípios beneficiados por meio de estratégias de promoção da saúde incorporadas pela equipe local, além de contribuir para a melhoria das condições de trabalho das equipes de atenção básica", declara a gerente de Saúde da Fundação Vale, Lívia Zandonadi. 

Construção conjunta 

O Ciclo Saúde é baseado em três etapas. A primeira, com duração de 16 horas, consiste na realização de oficinas básicas locais de formação e atualização. Nessa etapa, os participantes receberão treinamento em temas como Política Nacional de Promoção da Saúde, práticas de promoção da saúde, conceito ampliado de saúde e de promoção da saúde, entre outros. 

"Essas atividades incluirão apresentações dialogadas, atividades e dinâmicas em grupo, além de trabalhos em conjunto voltados a mapear facilidades e dificuldades e de incentivar o planejamento preliminar de ações locais. Esse é um grande diferencial do projeto, pois contempla uma formação comum a todos os participantes e, ao mesmo tempo, uma imersão na realidade de cada unidade de saúde e da comunidade atendida por ela", explica Zandonadi. 

Além de receber a oficina básica, a unidade de saúde em questão também será contemplada com o recebimento de materiais didáticos e equipamentos voltados à criação de um espaço de Educação em saúde. 

A segunda etapa, por sua vez, envolverá uma oficina temática de 12h, onde serão abordados temas levantados a partir da Oficina Básica e relacionados à promoção da Saúde e ao monitoramento de resultados do projeto a distância. Já no terceiro encontro serão mais 12h com um tema escolhido pelos profissionais participantes, com entrega de um certificado de conclusão de curso de extensão. 

Fundação Vale 

Como parte de sua atuação na área de Saúde, a Fundação Vale na temática Saúde tem como objetivo promover ações que visem a qualidade de vida para que a criança possa crescer e desenvolver todo o seu potencial. 

Sobre o CEDAPS 

Criado em 1993, o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nestes territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade. 

Sobre Estácio de Sá 

A partir de uma cooperação técnica, o projeto contará com os processos de acompanhamento, monitoramento e avaliação técnica realizado em parceria com pesquisadores e alunos do Mestrado de Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá.

Fonte: Ascom/VALE