EDUCAÇÃO

Projeto de Qualificação forma novos profissionais em Vitória

Foram 15 formandos do curso de Eletricista Predial, ofertado pela Prefeitura de Vitória.

Em 23/06/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Pedro Dutra/PMV

A solenidade foi realizada no Senai e marcou o encerramento da primeira etapa do projeto, realizado pela Gerência de Qualificação do Trabalhador, da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Eles viveram uma forte mistura de emoções na noite desta quarta-feira (21): felicidade de concluir um curso profissionalizante, orgulho de superar as dificuldades e esperança em uma nova etapa da vida. São os 15 formandos do curso de Eletricista Predial, ofertado pela Prefeitura de Vitória por meio do Projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado.

A solenidade foi realizada no Senai e marcou o encerramento da primeira etapa do projeto, realizado pela Gerência de Qualificação do Trabalhador, da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Lançado em junho do ano passado, o projeto ofereceu 535 vagas para 34 cursos de formação e de aperfeiçoamento profissional para moradores da capital, por meio de contrato com o Senai e o Senac.

"Nós acreditamos que a qualificação profissional pode transformar uma vida, levar uma pessoa a realizar seus sonhos e os de sua família. Por isso, já estamos com um novo projeto tramitando na Prefeitura para oferecer novas turmas e alcançar mais moradores de Vitória", disse o titular da Semcid, Diego Libardi.

Ele lembra que o projeto de qualificação envolveu áreas como gastronomia, beleza, administração, marketing, confecção, mecânica, tecnologia, construção civil, turismo e comércio.

"Além de formar profissionais com melhores chances de colocação no mercado de trabalho, o projeto estimula a criação de novos negócios e, por consequência, de novos empregos", completou.

Além da capacitação técnica, aulas de empreendedorismo, gestão de negócios e até marketing digital integraram as grades curriculares dos cursos. "Estamos oferecendo uma formação de qualidade, por meio de parceiros como o Senai e o Senac, que oferecem educação profissional de alto nível", disse a gerente de Qualificação do Trabalhador, Thalyta Coutinho.

Na mesma cerimônia, foram entregues os certificados dos 12 formandos do curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, ofertado gratuitamente pelo Senai para alunos do projeto. Também participaram da formatura a diretora escolar do Senai, Mariana Fonseca de Mendonça Gomes, e a analista técnica Amanda Gonçalves Batista. 

Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado

Lançado em junho do ano passado, o projeto representou o investimento de R$ 585.160,43 da Prefeitura de Vitória, por meio da Semcid. Os recursos para o projeto são do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e Vitória é o único município no Estado que utiliza estes recursos para investir na cidade e na melhoria das relações de consumo entre o prestador de serviços e o cliente final por meio da formação e aperfeiçoamento profissional. (Secom/PMV)

Leia também:

Termina nesta quinta-feira (22) prazo para inscrições no Sisu
Cariacica entrega escola municipal totalmente reformada
Vitória nomeia mais profissionais para a rede de ensino
Escolas intensificam ações de combate ao trabalho infantil
Inscrições para Sisu do 2º semestre começam nesta segunda
PMV abre processo seletivo para coordenadores e pedagogos
Prefeitura de Vitória promove ensino com vivências lúdicas
Prefeitura de Anchieta distribui 1,5 milhão para estudantes
Vila Velha: ​GMVV inicia a quarta turma de Anjos da Guarda
Programa gratuito para formar carpinteiros na Grande Vitória

TAGS:
PROJETO | VITÓRIA | PROFISSIONAIS | CURSO | FORMANDOS