CIDADE

Projeto de réveillon é remetido para as forças de segurança

Planejamento do réveillon de Vila Velha é apresentado para forças de segurança do Estado

Em 28/12/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Luiz Eduardo Neves/PMVV

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior, apresentou o planejamento de Vila Velha, que vai contar com 14 pontos de fogos de artifício.

Nesta terça (27), representantes da Secretaria de Cultura e Turismo e Defesa Social e Trânsito participaram de reunião do Gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP/ES), para tratar das ações voltadas para o réveillon.

Participaram da reunião diversos representantes da administração e segurança pública do Estado e municípios da Grande Vitória.

O secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior, apresentou o planejamento de Vila Velha, que vai contar com 14 pontos de fogos de artifício. Serão 10 balsas, sendo cinco fundeadas entre a Praia da Costa e Praia de Itapuã (da rua Lúcio Bacelar à rua Santa Catarina) e outras cinco na Praia de Itaparica (do Bob's à Praça dos Ciclistas). Todas as balsas vão ficar a uma distância de 400 metros da faixa de areia e a 400m de uma para a outra.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, “a queima de fogos provenientes das balsas vai durar 15 minutos, com milhares de disparos pirotécnicos distribuídos entre bombas de alto, médio e de baixo alcance cobrindo mais de 6 km de detonações”.

Outros quatro pontos de queimas de fogos serão em Ponta da Fruta (Praia da Baleia), Nova Ponta da Fruta (próximo ao cerimonial Di Lucca), Praia dos Recifes (após os quiosques) e Barra do Jucu (Praia do Barrão). Nesses locais, os artefatos pirotécnicos, com duração de oito minutos de detonações, estarão em terra.

Os fogos terão o mínimo de ruído possível, para não estressar pessoas com autismo e animais domésticos. O público vai conferir artefatos pirotécnicos de desenhos com os tradicionais formatos de coração, estrelas, círculos e carinha feliz, além de efeitos múltiplos que formam desenhos conjugados de vários anéis, de círculos com cascata, estrelas cadentes e fogos que simulam discos no céu. 


Regras de utilização na orla
 
O secretário Paulo Renato ainda enfatizou as regras para ocupação da orla. Nesta virada de ano no espaço da orla, está proibida a instalação de tendas, barracas, toldos, palco, tablados, banheiros químicos ou hidráulicos, cercamento de área, equipamentos de sonorização, iluminação, realização de shows, eventos e queimas de fogos em toda a extensão do calçadão e nos 32km da faixa litorânea de Vila Velha. 

"Não é permitida a instalação de estruturas loteando o espaço público para grandes eventos, impedindo o ir e vir das pessoas. No entanto, o cidadão pode levar a sua cadeira de praia, mesas, coolers e outros utensílios de uso individual, para celebrar a virada do ano com seus amigos e familiares".

Os ambulantes com autorização para trabalhar na orla podem utilizar até dez banquetas, sendo vedado o uso de mesas e cadeiras. Já os quiosques podem utilizar o número máximo de 50 jogos de mesas e cadeiras, mas fica impedida a instalação de tendas, promoção de shows e cercamento do espaço no entorno do estabelecimento.
 
Segurança e Trânsito

A Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV), força que presta auxílio à segurança pública, reforçará o efetivo durante a virada do ano. Serão 28 viaturas, 112 guardas municipais e cinco motopatrulhas, que estarão em pontos estratégicos da cidade. A guarnição estará nas praias da Costa, de Itapuã, de Itaparica, do Barrão, da Baleia, dos Recifes e em Nova Ponta da Fruta.  

A comandante da Guarda Municipal, Landa Carretero, explica que “essa virada de ano será a mais segura que Vila Velha vai presenciar. O efetivo da GMVV vai ser reforçado ao longo da orla do município. A operação foi pensada para trazer mais tranquilidade para os moradores e os turistas”.

Durante a noite da virada de ano, não terá nenhuma interdição no trânsito. A orientação da GMVV é que as pessoas se programem para chegar mais cedo na orla. Para aqueles que dependem de transporte público, o município disponibilizará 25 ônibus extras, a partir das 20h30. Esses ônibus farão o reforço de todas as linhas (Semcom/PMVV)

Leia também:

> PMVV prepara operação especial de limpeza para o réveillon
Linhares abre canais para escoar água em Baixo Quartel
> ​Servidores de Vila Velha vão receber abono neste fim de ano
Auxílio Moradia Emergencial: projeto é aprovado em Aracruz
PMVV irá ampliar número de banheiros na orla para Réveillon
São Mateus contabiliza mais de 6.000 cestas básicas entregues
Serra fez melhorias na rede de iluminação em 40 bairros
Vila Velha é uma das melhores cidades do Sudeste para viver
Natal da Gente: diversão e educação para consumo em Vitória
Aracruz: iluminação do Parque Urbano é inaugurada
Serra: Central Carapina recebe praça totalmente revitalizada
Praça de Nova Venécia vai ser totalmente revitalizada

TAGS:
VILA VELHA | RÉVEILLON | FOGOS DE ARTIFÍCIO | MEGA OPERAÇÃO | TURISMO