EDUCAÇÃO
Projeto de sala de aula estimula o protagonismo infantil
Projeto de sala de aula estimula o protagonismo infantil e o prazer pela leitura em Vitória.
Em 01/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Todo esse aprendizado construído coletivamente foi apresentado para as famílias, numa bela apresentação cultural.
Promover o protagonismo infantil, com vivências literárias no contexto escolar e domiciliar, atendendo os aspectos artísticos, estéticos, históricos, socioculturais e poéticos. Esse é o objetivo do projeto "Criança convive, brinca, participa e explora: vamos conhecer o que cabe no mundo infantil", desenvolvido com as crianças do grupo 6 do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, que fica em São Cristóvão.
Por meio de livros infantis, músicas, contos, poesias, mitos, lendas, fábulas e muitos outros campos da cultura popular, as professoras Gislane Azevedo e Ana Luci Souza, com apoio das pedagogas Giovana Velame e Lessandra Brandao, permitem às crianças mergulhar em um universo mágico de sonhos e encantamentos.
Nesse sentido, ao longo do ano letivo, são realizadas "plenárias", em que as crianças têm voz para debater temas propostos pelas professoras, como amizade, respeito, gentileza, solidariedade, justiça, responsabilidade, igualdade, paz e inclusão. Além disso, elas conversam sobre diversas propostas de atividades lúdicas e contextualizadas a serem desenvolvidas.
Uma das atividades desenvolvidas com as crianças foi a construção de uma "árvore da amizade", um painel que foi fixado em uma das paredes do pátio do Cmei, para trabalhar com a comunicação afetiva. A peça tem desenhos, mensagens e criações dos pequenos, sempre com mensagens de paz e amizade.
Apresentação cultural
Todo esse aprendizado construído coletivamente foi apresentado para as famílias, numa bela apresentação cultural. Com o tema "O mundo infantil e toda sua beleza" e direito a figurino e cenário temático, os pequenos apresentaram músicas da década de noventa, como: "O circo" e "Doce mel", para proporcionar aos familiares uma viagem de resgate afetivo aos tempos de suas infâncias.
Márcia de Paula é mãe da Eloá e contou que ficou emocionada com a apresentação.
"Foi lindo ver minha pequena dançando! O pai não pôde estar aqui por estar trabalhando, mas fiz uma chamada de vídeo e ficamos muito emocionados. Vemos ela se desenvolvendo a cada dia que passa e isso é muito especial. Agradeço imensamente as professoras pelo carinho e dedicação com as crianças", disse.
Fabrícia Alves, mãe do Isaac, também fez questão de prestigiar a apresentação do filho.
"Nossa família ficou emocionada com esse movimento da escola. Ficou evidente o envolvimento dos profissionais da escola, a alegria e dedicação de cada um deles. Resumindo, foi um dia maravilhoso com nossas crianças e ficamos felizes pela oportunidade", ressaltou.
A professora Gislane Azevedo falou sobre a importância de trazer as famílias para dentro da escola, como uma forma efetiva de incentivar a participação na trajetória escolar das crianças.
"Entendemos que a família se constitui o primeiro e mais importante vínculo de cuidado e de educação da criança, e a escola é um elo que intensifica tais vínculos", explicou.
Protagonismo infantil
Ainda segundo a professora Gislane, toda a equipe pedagógica da unidade de ensino trabalha em conjunto para estimular o protagonismo infantil, fomentando o prazer pela leitura.
"A equipe do nosso Cmei tem a prática de utilizar a contação de histórias e manuseio dos livros para incentivar as crianças a ter curiosidade pela leitura e aprender com os conhecimentos de cada obra literária. Acreditamos que a literatura infantil busca desenvolver o gosto e o prazer pelo mundo da leitura", disse a professora Gislane.
Dessa forma, a equipe potencializa uma prática pedagógica pautada numa perspectiva de construções de conhecimentos em que a criança exerça o protagonismo e sinta-se valorizada e respeitada nos processos de ensino aprendizagem, que se desenvolvem em ambiente aconchegante, criativo e alegre. (Secom/PMV)
Leia também:
> Mais 220 vagas para cursos gratuitos na área de educação
> Serra abre inscrições do curso de formação de Guarda Vidas
> Nova Venécia oferta 3 novos cursos através do Qualificar ES
> Harvard sai do ranking das 10 melhores universidades dos EUA
> Polo UAB Vitória oferta vagas para curso profissionalizante
> Aracruz anuncia abertura de inscrições para curso gratuito
> Vix Cursos: oito novos cursos têm pré-inscrições abertas
> MEC divulga o resultado da segunda chamada do Prouni
> Atividades imersivas sensibilizam estudantes de Vitória
> Brincar e aprender: projeto de Educação Física encanta crianças
> Escolas de Cachoeiro recebem notebooks para os alunos
TAGS: VITÓRIA | PROJETO | PROTAGONISMO INFANTIL | LEITURA | CRIANÇAS