EDUCAÇÃO

Projeto educativo incentiva a leitura para crianças e famílias

Um projeto educativo de Cmei em Vitória incentiva a leitura para crianças e suas famílias

Em 16/04/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A proposta educativa consiste em reunir os pequenos, as famílias e os profissionais da unidade de ensino em um ambiente lúdico, alegre e acolhedor, sob a sombra de uma bela mangueira que fica no pátio externo do Cmei TI.


Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para o show do Xande de Pilares

O projeto "Pé de leitura", desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Maria Goretti Coutinho Cosme, que fica no bairro Cruzamento, tem o objetivo de fortalecer vínculos entre escola e comunidade, além de criar memórias afetivas para as crianças por meio da leitura.

>> Supremo lança cursos gratuitos sobre direito e cidadania

A proposta educativa consiste em reunir os pequenos, as famílias e os profissionais da unidade de ensino em um ambiente lúdico, alegre e acolhedor, sob a sombra de uma bela mangueira que fica no pátio externo do Cmei TI. Assim, a vivência de leitura entre as famílias e as crianças se torna mais enriquecedora.

"Através desta iniciativa, as crianças podem vivenciar a leitura como entretenimento e descobrir a alegria de contar histórias. Um dos objetivos centrais do projeto é promover a interação entre as crianças e suas famílias. Ao escolher os livros que deseja ler, a criança exerce o seu protagonismo", explicou a diretora Angela Caliman.

O ambiente recebe uma decoração preparada com muito carinho e entusiasmo pela equipe escolar, tornando o pátio em um espaço vibrante e convidativo. As crianças também são importantes nesse processo de preparação ao participarem da confecção dos convites para as famílias, acrescentando um toque pessoal à ocasião e promovendo um sentimento de expectativa para a comunidade escolar.

Assim, além da leitura partilhada, a equipe escolar também promove contação de histórias, apresentações musicais e muito mais, tudo pensado para tornar o mundo de "faz de conta" ainda mais encantador para as crianças, de forma que se tornem momentos marcados para sempre em suas memórias.

Satisfação

Sandra, avó de Cecília, do grupo 6, falou que sempre procura participar das atividades escolares que envolvem as famílias.

"Eu acho maravilhosa essa integração com as outras famílias, com as outras crianças. Sou muito grata a escola por nos proporcionar essa vivência, e também para a Cecília", compartilhou.

A pequena Cecília também falou com muita alegria sobre a experiência que teve durante o projeto.

"Eu gostei muito de ficar com a minha avó e meu irmão, o Pé de Leitura foi muito legal. Gostei das historinhas que foram contadas e também de ler. Eu gostei muito desse dia", contou com entusiasmo.

Kathiane Bins, mãe de Maria Elisa, do grupo 5, também aprova o projeto.

"A importância do Pé de Leitura é muito grande, pois ele reúne as crianças e as famílias e proporciona momentos de afeto e vínculo. Isso também faz com que as crianças gostem mais de ler, e cresçam leitoras. A Maria Elisa adora", destacou.

Incentivando a leitura

O Pé de Leitura também marca o início do projeto "Ciranda de Livros", que envolve todas as turmas e suas famílias. O objetivo principal deste projeto é promover a leitura, proporcionando acesso regular a livros para as crianças. Através desta iniciativa, as crianças podem vivenciar a leitura como entretenimento e descobrir a alegria de contar histórias.

"O Pé de Leitura é o dia de sensibilização das crianças e famílias sobre a importância da leitura com e para as crianças. Incentiva todos a verem a leitura como uma atividade lúdica. Por meio do evento, os participantes conhecem o processo da ciranda, destacando o valor do projeto e promovendo a união entre as famílias e o Cmei TI", enfatizou a diretora Angela. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Supremo lança cursos gratuitos sobre direito e cidadania
Aula inaugural do Qualis Serra acontece nesta segunda (15)
Enem: prazo para solicitar isenção da inscrição inicia hoje
Governo ES abre vagas para cursos de qualificação profissional 
Projeto em Cmei valoriza cultura e belezas de Vitória
Prefeitura de Cachoeiro amplia programa de ética e cidadania 
Serra: Alunos aprendem sobre consumo consciente de energia
Governo do Estado abre 20 vagas para curso presencial
Lei 12.244/2010 cria Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares
Qualis Serra abre novas vagas para cursos de qualificação

TAGS:
PROJETO | EDUCATIVO | LEITURA | INCENTIVO | CRIANÇAS