EDUCAÇÃO
Projeto Escola Viva é aprovado e estudantes protestam em Vitória(ES).
Com 22 votos a favor e 3 contrários, aprovação causou revolta nos alunos.
Em 10/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O programa "Escola Viva", do governo do Espírito Santo, que pretende aumentar para tempo integral o período das aulas de alunos da rede pública estadual, foi aprovado em votação na Assembleia Legislativa (Ales), na manhã desta quarta-feira (10).
om 22 votos a favor e três contrários, a aprovação do projeto causou revolta nos estudantes que protestavam em frente à Ales, em Vitória.
Um grupo de estudantes da rede estadual de ensino tentou entrar no plenário da Casa. Após o final da votação, eles fecharam os dois sentidos da Avenida Américo Buaiz, em frente a Assembleia.
Por volta das 12h, o trânsito estava complicado no local.
Tramitação
Uma ação coordenada pela base do governo Paulo Hartung (PMDB) na Assembleia permitiu que o projeto tivesse a tramitação acelerada nesta terça-feira (9), para que estivesse apto para ser votado.
O projeto sofreu alterações em relação à proposta inicial enviada pelo governo. Em 2015, o programa será implantado em apenas uma unidade piloto, e não mais em cinco escolas.
O "Escola Viva" foi enviado à Ales pelo governo em março. O projeto precisava tramitar em quatro comissões antes de chegar ao plenário: a de Educação, a de Assistência Social, a de Finanças e a de Justiça.
As três primeiras comissões realizaram uma reunião conjunta para darem um único parecer sobre a matéria. Em seguida, a Comissão de Justiça se reuniu e aprovou o parecer.
Fonte: G1-Espírito Santo