ESPORTE CAPIXABA

Projeto Handebol é lançado nas escolas de Vila Velha.

O lançamento do projeto aconteceu na Escola João Calmon, às 9 horas da manhã.

Em 07/06/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na manhã desta terça-feira (6/6) foi lançado o projeto Handebol nas Escolas, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. O lançamento do projeto aconteceu na Escola João Calmon, às 9 horas. da manhã, com a presença do subsecretário de educação, professor Wilton Junior Bola, e de diretores e representantes das oito escolas envolvidas na primeira fase desta ação. “Foi dado o pontapé inicial para aquele que promete se transformar no maior projeto de esporte escolar no Espírito Santo”, disse ele.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Kátia Amanajás, este é o primeiro projeto deste porte na modalidade handebol dentro do Espírito Santo. As escolas pioneiras são as UMEFs Jofre Fraga, Ulisses Álvares, Governador Cristiano, Tuffy Nader, Ali da Silva, Guilherme Santos, Marcionilia Bueno e Mário Casanova. São 480 alunos em atividade nas categorias mini, mirim e infantil. Além das equipes das escolas, serão montadas seleções permanentes que treinarão para representar o município em eventos estaduais e nacionais. Estes alunos receberão orientação nutricional e acompanhamento médico para garantir seu desenvolvimento físico/técnico.

A orientação é trabalhar para ampliar o número de atendimentos dentro da rede municipal. Segundo Kátia Amanajás, a meta é chegar a 3 mil atendimentos até 2019. A estratégia inclui envolver novas escolas e transformar as que já estão ativas em núcleos para a prática do handebol, acolhendo alunos de escolas próximas. “Todos os professores do projeto são especialistas em handebol, sendo que duas – a professora Bianca Capobiango e a professora Eva Paula – foram atletas profissionais com passagem, inclusive, na seleção brasileira principal. “O Handebol na Escola já foi lançado trilhando o caminho certo”, diz Kátia.

De acordo com o subsecretário, a Secretaria de Educação dará todo o apoio necessário para que em breve os alunos envolvidos comecem a conquistar títulos na modalidade. Segundo Wilton Bola, “o investimento será um fator decisivo para que a garotada de Vila Velha consiga, através do handebol, conquistar não só medalhas, mas também consciência, educação e cidadania”.

Atletas da equipe da AEVV, Associação de Esportes de Vila Velha, que representam o município em competições nacionais, foram declaradas madrinhas de cada uma das escolas envolvidas. Elas terão a função de acompanhar e incentivar seus afilhados, servindo de exemplo para que as crianças busquem na prática esportiva elementos de superação e desenvolvimento social. “A partir de hoje, as sementes que garantirão o futuro do handebol canela verde estão plantadas. Agora é cuidar até colher” finalizou Kátia Amanajás.