Todas as unidades da rede de ensino da Serra estão concluindo os planejamentos especiais para incluir em seus currículos escolares durante este ano. Uma das atividades extraclasse que a Secretaria de Educação da Serra (Sedu) apoia é o Projeto Horta Educativa, em que a escola tem a oportunidade de plantar e colher vegetais e verduras, com a interatividade dos estudantes.
Segundo a subsecretária pedagógica de Educação da Serra, Lêda Calente, o programa já funciona em algumas escolas e é muito gratificante para todos os alunos que participam.
“O Projeto Horta Educativa faz com que as crianças possam ter contato com o plantio e colheita de alguns alimentos. E, depois, eles ficam felizes, pois podem comer o que ajudaram a cultivar. Temos merenda escolar em todas as escolas, mas esses alimentos entram como complemento e os alunos veem aquele objeto de estudo na prática”.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Oceania, localizado em Cidade Continental – Setor Oceania, participa do programa há dois anos e, de acordo com a diretora da unidade, Eulália de Paula Cunha, com a atividade é possível levar o conceito de sustentabilidade para fora da sala de aula, além de ser mais uma forma da escola incentivar a alimentação saudável.
“Nesse projeto, as crianças têm contato com a terra e com as sementes. Muitas delas não têm essa oportunidade em suas casas e é enriquecedor ver como ficam maravilhadas com o desenvolvimento das plantas. Os alunos plantam, acompanham o crescimento e colhem os vegetais e verduras”, completa a diretora, acrescentando que entre os produtos já cultivados na horta do CMEI estão pimentão, tomate a alface.
De acordo com Lêda Calente os planejamentos especiais de todas as unidades de ensino serão finalizados até abril.
Fonte:PMS