EDUCAÇÃO

Projeto interdisciplinar cativa os estudantes de Vitória

Quinta cultural: projeto interdisciplinar cativa estudantes em Jardim Camburi, em Vitória.

Em 07/10/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Luis Oliveira/PMV

Os estudantes do 2º ano foram os responsáveis por encerrar o projeto e, para isso, deram um show com muita música, teatro e declamação de poemas, com direito a figurino e cenário

Com a promoção de temas como inclusão, paz e solidariedade, além de muito trabalho em equipe e protagonismo estudantil, ocorreu o encerramento do projeto "Quinta Cultural", realizado na tarde desta quinta-feira (06), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Madalena de Oliveira Domingues, que fica em Jardim Camburi. O projeto foi desenvolvido com 195 estudantes, do 1º ao 5º ano.

Ao longo das últimas semanas, as turmas dos anos inicias foram responsáveis por realizar apresentações culturais, toda quinta-feira. Os estudantes do 2º ano foram os responsáveis por encerrar o projeto e, para isso, deram um show com muita música, teatro e declamação de poemas, com direito a figurino e cenário.

Como nos teatros, ao término de cada apresentação as cortinas do cenário se fechavam para os artistas trocarem o figurino. Músicas como "Vamos construir", "De toda cor", "Normal é ser diferente" e "Boneca de lata" foram interpretadas pelos protagonistas do dia.

Além disso, vestida como "Cuca", personagem marcante da história infantil "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato, a bibliotecária Sandra Rodrigues alegrou a criançada durante os intervalos das apresentações.

Vale ressaltar também que os estudantes público-alvo do atendimento educacional especializado (AEE) participaram das apresentações, fazendo bonito dentro do projeto que teve como um dos objetivos promover a inclusão e o respeito às diferenças, especialmente aos estudantes com deficiência.

Participação

Foram semanas de estudos e muita preparação para que todos os detalhes fossem alinhados e resultassem numa bela festa entre as turmas dos anos iniciais. A estudante Alice Gonçalves, do 2º ano, falou sobre a experiência de apresentar músicas e coreografias, além de declamar um poema.

"Eu treinei muito em casa, adorei e fiquei muito feliz, e também nervosa! Mas estou grata que tudo saiu como planejado. Além de tudo isso, eu aprendi no projeto sobre a importância de respeitar os colegas e as diferenças de cada um", disse.

Da mesma turma, a estudante Cecília Vieira falou com entusiasmo sobre a expectativa que viveu até o encerramento do projeto, e ressaltou a dedicação da turma nas últimas semanas.

"Esperamos muito por esse dia! Foi incrível e estou muito emocionada. Gostei das nossas músicas, do teatro e da boneca de lata! Foi tudo perfeito", destacou.

Protagonismo estudantil

Para a professora Lilamar Nascimento, do 2º ano A, além de englobar diversos temas pertinentes à faixa etária dos estudantes, o projeto ainda estimulou o protagonismo estudantil.

"Nós trabalhamos diversas sequências didáticas, que serviram de base para as apresentações desse encerramento. Temos há muitos anos essa cultura aqui na escola, de trabalhar com música, teatro, pois são estratégias pedagógicas que estimulam o estudante a ser protagonista do seu conhecimento, da aprendizagem. Duas estudantes que declamaram poemas no microfone hoje entraram no ano letivo sem a fluência da leitura e escrita. Então para nós é muito gratificante ver eles se desenvolvendo", afirmou.

Já a professora Karem Nunes, do 2º ano B, falou sobre a importância de promover e sensibilizar junto aos estudantes temas como inclusão, diversidade e respeito.

"Hoje nós vemos aqui o resultado de muito trabalho a partir de temas como empatia, respeito, além de um belo trabalho de equipe. Enfatizamos muito também a questão da paz, que é sempre importante ressaltar devido ao momento que vivemos. Além disso, houve também um trabalho muito bacana da professora de projetos experimentais, Julieta, que abordou temas da educação socioambiental", destacou.

Quinta Cultural

"A Quinta Cultural vem dentro de um trabalho pedagógico muito forte realizado em sala de aula, e também faz parte do plano de ação da escola. É sempre muito importante trabalhar sobre temas como respeito, inclusão, diversidade, trazendo as turmas para um momento mais lúdico, com teatro, música e muito mais", disse o diretor da unidade de ensino, Renato Goltara. (Secom/PMV)

Leia também:

São Mateus abre inscrições para os cursos de qualificação
Bolsonaro corta mais R$ 2,4 bi do MEC e afunda a Educação
Vila Velha premia vencedores do concurso de desenho
1ª polo de educação a distância de Cariacica é inaugurado
Curso de brigadeiros é sucesso na carreta em bairro da Serra
Vitória: Presença de famílias é destaque em ação pedagógica
PMC: Alunos da EJA participam de cursos de gastronomia
Alunos produzem, entrevistam, gravam e editam telejornal
Aracruz: Emef Samoel Costa realizará seu 3º Sarau Cultural
Cariacica vai ter mais três unidades em tempo integral

TAGS:
VITÓRIA | QUINTA CULTURAL | PROJETO | INTERDISCIPLINAR | ESTTUDANTES