MEIO AMBIENTE

Projeto Lua Cheia começa no Parque da Fonte Grande

Semmam dá início a 3ª edição do projeto Lua Cheia no Parque da Fonte Grande em Vitória

Em 03/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

No período das 18h às 20h, moradores e turistas poderão sentir as diferentes sensações promovidas durante a lua cheia e com um toque da música instrumental, de um ponto espetacular do parque da Fonte Grande: o Mirante da Cidade.

Que tal contemplar a lua cheia com quem ama e ao som de violino, viola de arco, contrabaixo acústico e violoncelo? Acrescente a este momento especial um local privilegiado e tendo como cenário grande parte da capital. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) dá início a terceira edição do projeto Lua Cheia no Parque da Fonte Grande, neste domingo (05).

No período das 18h às 20h, moradores e turistas poderão sentir as diferentes sensações promovidas durante a lua cheia e com um toque da música instrumental, de um ponto espetacular do parque da Fonte Grande: o Mirante da Cidade. Além disso, poderão ver a ilha de Vitória toda iluminada pelo astro e satélite natural da Terra.

O evento é gratuito e não é necessário agendamento. A entrada é pela Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, e a subida pode ser de carro, moto ou bicicleta na via interna do parque, a estrada Tião Sá, seguindo até o estacionamento. Em caso de tempo muito nublado ou de chuva, a contemplação não será possível e o evento não ocorrerá.

Recepção

Para receber os turistas e moradores no local, músicos da Fafi, em parceria com a Associação ALEF BET, prometem entoar canções instrumentais de forma a possibilitar uma conexão ainda maior com a natureza, enquanto contemplam um espetáculo natural de observação da Lua Cheia.

No local, ainda, o educador ambiental, Wilson de Souza, vai dialogar com os frequentadores sobre informações e conhecimentos importantes do parque, que é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica protegida por Lei em área urbana do país.

No auditório do parque, aqueles que desejarem poderão assistir um vídeo sobre a Mata Atlântica de Vitória.

Marcos visuais

"O Projeto Lua Cheia visa proporcionar ao público, do ponto mais alto da Capital, em uma altitude de 308,8 metros, a contemplação dessa fase da lua e de um dos marcos visuais mais bonitos da Cidade, como a Pedra dos Olhos e a Baía do Espírito Santo. Além disso, será um grande momento de união entre cultura, meio ambiente e lazer", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Ainda de acordo com o secretário, além da vigilância motorizada do parque da Fonte Grande, o evento contará com a Guarda Civil Municipal, com agentes dando apoio aos visitantes na descida da estrada Tião Sá.

Lua cheia

A lua cheia é aquela que vemos toda iluminada. Isso acontece porque na posição em que ela se encontra nessa fase, a sua parte - iluminada pelo Sol - está voltada para a Terra. Ela pode ser vista de formas diferentes graças à sua posição em relação à Terra. Na Lua cheia, a Terra se encontra entre o Sol e a Lua, ou seja, eles estão alinhados na seguinte ordem: Sol, Terra e Lua.

Nessa fase, ela nasce quase na hora em que o Sol se põe, por volta das 18 horas, e ela se põe por volta das 6 horas. (Secom/PMV)

Leia também:

Linhares realiza plantio de 300 árvores no Pontal do Ipiranga
Área de florestas queimadas quase dobra em 1 ano, diz MapBiomas
Mais de meia tonelada de óleo é retirada da praia de Guriri/ES
PMVV alerta sobre risco de acidentes com animais nas praias
Prefeitura de João Neiva orienta sobre descarte de eletrônicos
Reino Unido pode se juntar ao Fundo Amazônia, diz Thérèse Coffey
Crianças aprendem sobre cuidado com o meio ambiente
Programa possibilita moradores cuidarem de áreas verdes
ES tem lista de espécies ameaçadas de extinção atualizada
“País precisa de plano para descarbonizar economia”, diz CNI

TAGS:
PROJETO | LUA CHEIA | PARQUE DA FONTE GRANDE | SEMMAM