TEMAS GERAIS
Projeto prevê padronização de outdoor em Vitória (ES)
Vereador sugere que pecas sejam substituídas por painéis de LED.
Em 30/10/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Um projeto de Lei do vereador de Vitória Zezito Maio (PMDB) propõe a substituição do outdoor convencional pelo de LED nas ruas e avenidas da capital. Em entrevista ao Bom Dia Espírito Santo, nesta quinta-feira (30), o parlamentar afirmou que pretende discutir com a população sobre a medida, mas é radical quanto ao assunto. Para ele, não deveria haver nenhum outdoor na cidade. Empresários do setor discordam do projeto.
De acordo com Zezito Maio, Vitória deveria seguir o exemplo de São Paulo e eliminar os outdoors. "Nós estamos tentanto mudar, porque há quase oito anos temos discutido que a cidade tem muito outdoor. Nós vamos tentar discutir, trazer o outdoor de LED. Ali no Álvares Cabral, por exemplo, antes tinha três e agora tem oito", pontuou.
Dono de uma empresa de mídia exterior, Maely Coelho, disse que discorda da opinião do vereador, mas respeita. "A verdade é totalmente oposta. Hoje o Brasil tem mais de duas cidades e são quase 1300 empresas. Vitória é uma cidade atípica do resto do Brasil, porque nós temos aqui cinco avenidas, com uma circulação de 1,5 milhão de pessoas. Em qualquer cidade brasileira, isso aqui teria pelo menos cinco vezes mais e nós temos o minímo possível, porque existe uma legislação", afirmou.
Segundo o empresário, a legislação vigente no município prevê uma comissão que já estudou sobre o assunto em Vitória. "Lá tem representantes da sociedade civil organizada, CDL, sindicato das agências, representantes da secretaria de Meio Ambiente, de Transporte, Desenvolvimento, o presidente da comissão é um servidor da prefeitura. É muito bem organizado. Quando lá atrás nós fizemos essa legislação foram 32 meses pensando em tudo e hoje ela não é uma legislação proibitiva, é restritiva. Com isso, você tem o mínimo possível", disse.
Sobre medida proibitiva da capital paulista, Maely afirmou que é foi uma decisão política. "Não teve estudo para avaliar a poluição visual. Lá não pode ter outdoor, mas hoje está podendo outras formas. Mas não podemos ter como referência São Paulo, porque foi uma questão política. Aqui em Vitória, se você fizer uma pesquisa, vai ver que na questão do outdoor, compõe todo o paisagismo da cidade", disse.
Em Vitória, há quem concorde e discorde da sugestão do vereador. Para um morador, não há excesso. "Tem que ter um meio da pessoa ir e fazer a propaganda dela. Só não pode ter muito, porque aí deixaria feio. Mas ainda não vejo muito", disse.
Um outro capixaba acredita que não é preciso a instalação de mídia exterior na cidade. "Eu acho que não tem necessidade de fazer propaganda de outdoor não, porque já tem muita, no rádio, na televisão, até mesmo propaganda sonora", opinou.
O projeto segue para a Comissão de Justiça. Se aprovado, vai para as comissões de Solos Urbanos e de Finanças.
Fonte: G1-Espírito Santo