MEIO AMBIENTE

Projeto "Recicla Cidadão" é finalista no Prêmio Atitude Sustentável 2015.

A fase final passa por votação popular pela internet.

Em 04/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O projeto de extensão Recicla Cidadão" desenvolvido pela Empresa Júnior de Administração da Doctum Vitória é um dos três finalistas do Prêmio Atitude Sustentável 2015 na categoria “Empresa”. A fase final passa por votação popular pela internet.

Coordenado pelo professor Paulo Cezar Ribeiro, o projeto de extensão consiste na elaboração de rodas de leituras com crianças, palestra para adultos e panfletagem nas ruas, promovendo a conscientização das comunidades locais sobre a importância da coleta seletiva de lixo, em função da lei federal 12.305 que obriga a população praticar a separação do lixo seco (reciclável) do úmido (resto de comida) em sacolas diferentes.

PROJETO RECICLA CIDADÃO

No início de junho de 2013, começou a ser desenvolvido e implementado o mais novo projeto de extensão da Empresa Júnior do curso de administração da Doctum Vitória, trata-se do “Recicla Cidadão” que a partir de agora divulgará a importância da coleta seletiva de lixo, em função da lei federal 12.305 que obriga a população a por em prática a separação do lixo seco (reciclável) do úmido (resto de comida) em sacolas diferentes a partir de agosto de 2014.

Através da parceria com a Coordenação de Coleta Seletiva da Prefeitura Municipal de Vitória, a Empresa Júnior (EJFV) conseguiu, recentemente, a instalação de um posto de coleta seletiva em frente a instituição, também chamado de posto de entrega voluntária (PEV). Com este PEV, o projeto “Recicla Cidadão” já está sendo colocado em prática através do incentivo aos alunos, funcionários e moradores da comunidade no entorno da faculdade na coleta seletiva de papel, vidro, metal e plástico. A partir daí, esse lixo seco é transportado até a Unidade de Transbordo, onde é pesado, e de lá segue para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare) e para a Associação de Catadores de Material Reciclável da Ilha de Vitória (Amariv) para triagem e depois a venda para as empresas recicladoras.

Desse modo, através da coleta seletiva é possível separar os materiais recicláveis dos não recicláveis. Isso quer dizer que uma parte do lixo pode ser reaproveitada, deixando de se tornar uma fonte de degradação para o meio ambiente e assim, conseqüentemente, preservar os recursos naturais para futuras gerações.

Com o “Recicla cidadão”, mais que separar o lixo, todos irão aprender a serem cidadãos conscientes em relação ao problema do lixo. Separando aquilo que pode ser reciclado, vamos fazer esse material chegar ao destino correto e contribuir para melhoria da renda e da vida de muitas famílias carentes.

Decom/Doctum