EDUCAÇÃO

​Projeto Tutoria Pedagógica continua e será ampliado em 2022

Só em 2021, o projeto atendeu mais de 34 mil alunos do Ensino Fundamental de Vila Velha.

Em 10/02/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

As aulas começam no mês de março e, ainda em fevereiro, os professores serão chamados para atuar no projeto.

Após o sucesso do Tutoria Pedagógica em 2021, a Secretaria Municipal de Educação dará continuidade em 2022. Só no ano passado, o projeto atendeu mais de 34 mil alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

Neste ano, o Tutoria Pedagógica será ampliado e vai acontecer em todas as unidades municipais de Ensino Fundamental (UMEF). As aulas começam no mês de março e, ainda em fevereiro, os professores serão chamados para atuar no projeto. As normas de funcionamento foram regulamentadas na portaria SEMED Nº 013/2022, no Diário Oficial desta segunda-feira (7).

O projeto tem o objetivo de garantir o pleno desenvolvimento dos alunos e superar as defasagens de ensino, principalmente após a pandemia da Covid-19. Para isso, as escolas ofertam, no contra turno escolar, 15 horas semanais de atividades de Língua Portuguesa, Matemática e de áreas diversificadas, como arte, cultura, ciências, tecnologia, sustentabilidade e outros temas. 

O Tutoria Pedagógica é facultativo para os estudantes, que devem declarar interesse em participar. Também pode ser orientado que o aluno participe, caso o professor ou pedagogo perceba a necessidade a partir dos resultados avaliativos. A quantidade de vagas por escola é definida a partir do número de matrículas na unidade e deve corresponder a 25% do total.

A subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli, analisa que os resultados obtidos no ano passado foram de suma importância para a continuidade do projeto este ano:

“Já no primeiro ano de implantação, conseguimos uma adesão muita boa dos alunos, que se identificaram com o projeto e demonstraram interesse. E no final do ano letivo, já colhemos resultados positivos do desenvolvimento deles”, informou. (Semcom/PMVV)

Leia também:

ES anuncia 51 mil vagas em cursos do Programa Qualificar
Escolas têm até 17 de março para se inscrever na Obmep
Ano letivo de 2022 começa cheio de novidades em Vitória
Governo entrega 25 mil chromebooks para alunos da EJA
Cmei de madeira ganhará nova sede sustentável em Nova Palestina
Unidades de ensino vão acolher crianças e bebês a partir do dia 7
Aulas na rede municipal de João Neiva iniciam na segunda (07)
A biblioteca Pública de Aracruz tem mais de 23 mil títulos
Serra começa 2022 com cuidadores da Educação Especial
MP pede que escolas exijam teste de alunos e professores

TAGS: 
VILA VELHA | ENSINO FUNDAMENTAL | PROJETO | ALUNOS | TUTORIA PEDAGÓGICA