Em 26/09/2017
Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Nos próximos dias 28, 29 e 30 acontecerá a Mostra de Robótica das Escolas de Vila Velha no Shopping Boulevard Vila Velha, nos seguintes horários: 28 e 29 – de 10 às 22 horas; e dia 30, das 13 às 22 horas.
Todas as 10 Unidades Municipais de Ensino Fundamental abaixo estarão participando da Mostra com seus respectivos projetos:
UMEF “Izaltina Almeida Fernandes” / Piano de Frutas.
A robótica leva o aluno a pensar na essência do problema, promovendo o estudo de conceitos multidisciplinares, estimulando a criatividade e a inteligência do educando, além de tentar motivá-lo para os estudos. O trabalho desta equipe foi a elaboração e produção de um teclado virtual de frutas em que cada fruta foi capaz de gerar uma nota musical.
Professoras: Vanessa Souza Santos Detoni e Kênia Luíza Rabelo de Oliveira
UMEFTI “Ulisses Alvares” / PianoCalc.
Com base nas dificuldades de aprendizagem da Matemática, surgiu a ideia desse projeto, que consiste em construir um jogo musical lúdico, um tipo de piano matemático em forma de tapete, denominado de PianoCalc, com o objetivo de possibilitar aos educandos conhecimentos matemáticos acessíveis e prazerosos.
Professoras: Keila Zanoli Falcão e Lorena Furtado Martins
UMEFTI “Senador João Calmon” / SmartEnergy e Bebedouro Automático.
O SmartEnergy é um sistema de automação utilizando conceitos de IoT sobre toda parte de interação com a internet e eletricidade que possa existir em um ambiente de trabalho. Por meio de um controle ou dispositivo móvel, é possível acessar os componentes de qualquer lugar do mundo, utilizando o protocolo IP.
O Bebedouro automático é capaz de identificar a caneca e enchê-la a partir de um tempo que será determinado. Porém, este projeto pode ser adaptado do modo que a pessoa preferir, acionando o botão ou de maneira automática.
Professoras: Kelly Cristina Wagner Soares Ferreira e Silvia Fagundes Lapa
UMEF “Antônio Pinto de Rodrigues” / Luminária Sustentável.
Visando a despertar nos alunos uma visão empreendedora, surge a ideia da criação do protótipo da luminária sustentável, com aplicação no arduino, possibilitando aos alunos a apropriação deste instrumento como um meio de crescimento pessoal e coletivo e ainda despertando ações sustentáveis que lhes abram portas para o crescimento financeiro e os ensinem a encarar os desafios da vida, preparando-os.
Professoras: Michelli Pavan Menenzes e Maria Aparecida de Faria da Silva
UMEF “Thelmo Torres” / Prática Sustentável e SocioEducacional com Arduino.
A escola tem notado a participação dos alunos. O projeto dos alunos são sucatas e com criatividade criam excelentes protótipos. Os alunos desenvolverão jogos, simulações com o arduino, protótipo de ar condicionado.
Professoras: Maria Aparecida Pimentel Moreira e Karla Alves Rosa Deti
UMEF “Tancredo Neves” / Semáforo Inteligente.
Esse projeto foi desenvolvido pensando em um semáforo que seja capaz de detectar a presença de humanos para que o pedestre tenha prioridade. Esse projeto pode ser utilizado principalmente com pessoas de baixa visão. O protótipo mostra como o sistema funciona por meio de uma placa arduino e um conjunto de sensores.
Professor: Marcio Otillio de Oliveira Garcia
UMEF “Waldomiro M. Ferreira” / Separador e Contador de Moedas com arduino
Projeto em fase de desenvolvimento, baseado em uma caixa separadora autônoma, integrando o microprocessador arduino.
Professora: Mary Ellen Moura Rios
UMEF “Mikeil Chequer” / Lego e Hidroponia.
À proposta do projeto de robótica na UMEF “Deputado Mikeil Chequer” deu-se o nome de “Robochequer”, trabalhando com os kits da Lego, que envolve desde montagem dos robôs até a programação para executar ações. Trata-se de uma ciência multidisciplinar com potencial para desenvolver uma série de habilidades, o que facilitará a compreensão dos conteúdos desenvolvidos. Assim surgiu a ideia de trabalhar com a robótica usando o kit de arduino. Usando a construção de um sistema hidropônico para ser utilizado junto ao sistema de horta existente para a escola e a comunidade.
Professores: Franqueline Silva Ferreira, Wistercley Alves Carvalho e Cláudia Terra
UMEF “Darcy Ribeiro” / Projeto IMC.
A obesidade infantil deve ser prevenida com medidas adequadas de dieta na infância desde o nascimento, além de se estudar mais sobre programas de educação que possam ser aplicados no nível primário de saúde e nas escolas. O cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) ajuda na conscientização do controle da obesidade e no presente projeto o aluno se familiariza com o cálculo do IMC e com a programação e inicialização no estudo da robótica. Com a utilização da IDE do arduino, o aluno entra em contato com os conceitos de programação desenvolvendo assim a noção de algoritmo e de lógica de programação.
Professor: Edmar Sousa Rios
UMEF “Antônio da Silva Cosmo” / Robótica e artes: designer sem limites
O projeto Robótica e artes: Designer sem Limites, apresenta a resultante da união entre a robótica e a arte. A arte adentrou o mundo dos zeros e uns e a robótica visita abóbadas no abstrato das cores quentes e frias e no movimento artístico. Assim, a parceria de esboços, de esforços e em ricos arcabouços apresenta a galeria de quadros em material hard e interação soft. O Farol de Santa Luzia, o manguezal e a casaca estão apresentados em composição de peças informacionais e na interação intencional de som, luz e sensor da sua presença.
Professsora: Tânia Maria Lorena Cardoso de Menezes