CULTURA
Projetos terão R$ 160 mil para levar artes e lazer para as comunidades.
Os projetos selecionados serão divulgados nesta quinta (16).
Em 16/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Ministério da Cultura (MinC) divulga nesta quinta-feira (16), a lista final dos projetos selecionados pelo edital dos Laboratórios de Cidades Sensitivas (LabCEUs). Para a iniciativa serão distribuídos R$ 160 mil para a realização de 10 projetos de dois meses de duração e cinco projetos de quatro meses. Projetos incentivam a criação de práticas tecnológicas que estimulem novas relações e diálogos entre as pessoas, a cidade e o ambiente ao redor, repensando estruturas existentes para modificar o cotidiano.
Nesta chamada pública, a segunda realizada pelo programa, foram 198 inscrições válidas de todo o Brasil. O período para o envio de propostas de ocupação dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) ficou aberto entre 8 de maio e 22 de junho. A iniciativa é desenvolvida pelo MinC, por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por intermédio do InCiti - Pesquisa e Inovação para as Cidades.
Os projetos selecionados devem ser realizados entre agosto e novembro de 2015, nos Centros de Artes e Esportes Unificados dos locais selecionados. A lista final dos projetos selecionados ficará disponível no site http://culturadigital.br/labceus/.
O anúncio da lista final de projetos selecionados será feito pelo secretário de Políticas Culturais do MinC, Guilherme Varella, em coletiva de imprensa, a partir das 10h, no auditório do Centro Educacional Unificado (CEU) de Sertãozinho (SP), localizado na rua Pedro Montenegro, 340, no bairro Jardim Santa Marta.
CEUs e LabCEUS
Os Centros de Artes e Esportes Unificados são complexos educacionais, esportivos e culturais que reúnem, no mesmo espaço, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços assistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital em territórios de alta vulnerabilidade social.
Os Laboratórios de Cidades Sensitivas buscam proporcionar ações de ocupações nos Laboratórios Multimídia dos CEUs para articulá-los com seu entorno, conectando tais espaços com a cidade e promovendo ideias sustentáveis de transformação social. O programa tem como missão a promoção da cidadania por meio de interações sociais e tecnológicas, ativando espaços de criatividade cidadã e produção colaborativa.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério da Cultura