MEIO AMBIENTE

Pronatec Extrativista beneficia 14 comunidades ribeirinhas do Pará.

Serão ministrados três cursos na Floresta Nacional do Tapajós.

Em 30/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Ribeirinhos de 14 comunidades da Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, no Pará, receberão cursos do projeto Pronatec Extrativista, que beneficiarão 200 moradores.

Os cursos são de horticultor orgânico, artesão de biojóias, agente de projetos socias, agente de desenvolvimento cooperativista, agricultor familiar, piscicultor, condutor de turismo em unidade de conservação, agricultor agroflorestal, administrador de empreendimentos florestais de base comunitária e operador de processamento de frutas e hortaliças.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é a instituição responsável pelos cursos que estão sendo realizados na Flona do Tapajós e na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapius, no Pará.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo governo federal, em 2011, com o objetivo de expandir a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no País, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

O Pronatec Extrativista é uma linha específica do Pronatec, dedicada a populações que vivem do extrativismo em reservas ambientais. A coordenação é do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com os ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social.

Os cursos são gratuitos e ministrados por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica. Participam ainda do projeto as instituições do Sistema S, como o Senai, Senat, Senac e Senar.

Fonte: Portal Brasil, com informações do ICMBio